INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Artista alimentado por IA é lançado por empresa que está por trás do BTS

Empresa por trás da banda coreana BTS, a Hybe, anunciou nesta segunda-feira (15) uma inovação que pode mudar pra sempre a indústria musical. Eles conseguiram criar um cantor que é alimentado por IA generativa e consegue cantar músicas em vários idiomas, fluentemente, e alternar entre vozes masculinas e femininas.  

O primeiro projeto de Inteligencia Artificial da empresa recebeu o nome de Midnatt, que significa “meio da noite” em sueco ou “cara nua” em coreano e é um personagem inspirado no cantor Lee Hyun. Esta é a primeira vez que ocorre uma parceria entre entre uma das gravadoras da Hybe e a Hybe IM, seu braço de mídia interativa. 


Lee Hyun da banda coreana DE K-pop, BTS. (Foto: reprodução/ Wikipédia)


O Midnatt lançou o novo single digital “Masquerade”, em seu lançamento foi possível ver o single em seis idiomas diferentes e são eles o coreano, japonês, inglês, espanhol, vietnamita e chinês. 

“Esperamos que esta tecnologia diminua o fardo de aprender línguas estrangeiras quando os artistas de K-pop entrarem no mercado global e, finalmente, aumentar a influência mundial do gênero”, disse Shin Young-jae, CEO da Big Hit Music, em coletiva de imprensa. 

A Hybe contou que usou a tecnologia da Supertone, empresa de síntese de voz de IA que a Hybe adquiriu em 2022 por US$ 36 milhões, para reproduzir bem as palavras em diversos idiomas. É possível adaptar a pronúncia de palavras e sotaque e executar a voz do cantor com a tecnologia. 

O lançamento chega em um momento de pausa do BTS para que os integrantes da banda cumpram o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul. Em entrevista a Bilboard, o presidente da Hybe diz não saber a duração do tempo em que os artistas humanos serão os únicos a satisfazer necessidades e gostos humanos. E isso está se tornando um fator-chave para a operação e uma estratégia para a Hybe. 

“Embora minha nova identidade possa parecer desconhecida para os fãs, meu objetivo sempre foi alcançar o público global. Superar as barreiras linguísticas seria o primeiro passo nesta jornada.”, disse Lee à Fast Company por e-mail. 

Foto destaque: Logo da Midnitt da Hybe. Foto: reprodução/ Época

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...