INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Ataques de hackers causaram prejuízos a cerca de 25% das empresas brasileiras em 2022

Em estudo divulgado pela empresa de segurança Proofpoint, houve o levantamento de que cerca de 25% das empresas brasileiras tiveram prejuízos de no ano de 2022 causados por ataques de hackers.

Cerca de um quarto das empresas brasileiras sofreram perdas financeiras causados por ataques cibernéticos em 2022, a maioria alega roubo de dados. De acordo com a Proofpoint, pelo menos 78% das empresas brasileiras sofreram, ao menos, um ataque de roubo (phishing) por e-mail em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras no final. A empresa não recolheu informações sobre montante dos prejuízos causados pelos ataques.

A pesquisa, também realizada em outros 14 países, apurou que 58% das empresas brasileiras sofreram uma tentativa de ransomware em 2022, em 46% dos casos, houve êxito por parte dos hackers.

Nesse tipo de ataque, os criminosos conseguem impedir que a vítima tenha acesso a dados nos sistemas afetados e cobram uma espécie de resgate, que é feito por uso de criptomoedas ou em transferências não rastreáveis. De dez empresas que são atacadas dessa forma, somente sete recuperam o seu acesso após o pagamento do resgate, diz o segundo relatório.

Durante os ataques virtuais, 91% das empresas atingidas pagam pelos resgates, e 29% delas optaram pelo pagamento mais de uma vez. Das organizações atacadas por meio de ransomware no país, 92% tinham uma apólice de seguros que cobriam ataques desse tipo.


Somente a americanas perdeu cerca de R$ 1 bilhão em vendas após o ataque hacker registrado em fevereiro de 2022Foto: Eduardo Ribeiro Jr./g1


Em 2022, várias empresas e instituições brasileiras foram atacadas por hackers, como a Americanas, o banco de investimentos BR Partners, Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Mesmo que o phishing continue sendo bem-sucedido, muitos hackers intensificaram ataques que usam telefones e sites de phishing criados para simular endereços confiáveis, a autenticação multifator, de acordo com a pesquisa.

Essas técnicas têm sido usadas há anos, mas em 2022, elas foram implantadas em grande escala” disse Rogério Moraes, vice-presidente da Proofpoint na América latina e Caribe.

 

Foto destaque: Hackers usam Phishin e Ransonware para atacar organizações// foto: Bill Hinton/Getty Images

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 16 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...