INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Audi: Empresa utiliza inteligência artificial para criação de designs de rodas

Apesar do estigma pré-estabelecido que as inteligências artificiais automatizadas podem substituir algumas profissões, o objetivo principal da Audi em agregar essa nova tecnologia inteligente para criação de designs autorais serve mais como um suporte para designers buscarem inspirações em suas novas criações.

Chamada de ‘FelGAN’ o projeto está em fase de testes, mas já demonstra comportamentos interessantes em seu desenvolvimento, o software é capaz de entender e aprimorar técnicas para criação de rodas, que auxiliam os profissionais em melhores escolhas estéticas para fabricação. A origem do nome é uma mistura da palavra alemã para o aro (Fel) e GAN sendo um acrônimo para Generative Adversarial Networks. Os Gans em específicos são algoritmos de autoaprendizagem inteligentes que competem entre si no chamado treinamento, a competição faz com que eles se tornem mais inteligentes e aprimorados.


Audi Felgan (Foto: Audi/Divulgação) 


Os algoritmos são utilizados especificamente para um melhoramento de funções dentro do aprendizado de máquina. Eles são capazes de interpretar e erros e corrigi-los para um melhoramento contínuo do software. No caso da FelGAN existem dois algoritmos o ‘gerador’ que trabalha na parte de criação de imagens de acordo com um tema específico escolhido previamente, e o discriminador que realiza o processo de validação das imagens, e distinguir se uma imagem e real ou criada por inteligência artificial. Conforme o processo é realizado essas ferramentas se tornam inteligentes o suficiente para gerar informações tão reais, que nem sempre o olho humano consegue distinguir.

O FelGAN foi um trabalho em conjunto entre as áreas de TI e design desenvolvido internamente na Audi. A empresa alemã localizada em Ingolstadt busca potencializar seu trabalho em desenvolvimento de software agregando as ferramentas de criação orientada por dados.


Audi Employing AI For New Wheel Designs (Reprodução/Youtube)


“Na era moderna, os dados trazem imenso valor agregado para as empresas e seus funcionários. A Audi se comprometeu com o objetivo de se tornar uma empresa orientada por dados. Para isso, vamos usar IA em muitos departamentos. Portanto, nossa equipe de dados está sempre atenta a novas tecnologias.” Informa Thomas Knispel, chefe de aprendizado de máquina e ciência de dados na Audi.

Para o futuro a ideia principal da Audi é expandir os softwares FelGAN dentro de diversas aéreas de designs da companhia com uma inspiração para criação de imagens. E um futuro sistema de classificação utilizando IA está sendo desenvolvido para cada aro gerado pelo FelGAN e será avaliado em relação ao seu balanço de carbono.

 

Foto: Equipe de desenvolvimento FelGAN. Reprodução/Divulgação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...