INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Bicicletas elétricas apresentam alto risco de incêndios e explosões

No início de uma manhã de junho, uma explosão trágica desencadeou um incêndio voraz, que engoliu uma loja na cidade de Nova York, repleta de bicicletas motorizadas equipadas com baterias de íon-lítio altamente voláteis. A densa nuvem de fumaça resultou em uma cena devastadora, levando à perda trágica de quatro vidas, enquanto dormiam nos apartamentos acima da loja em chamas.


Ciclista com bicicleta motorizada. (Foto: Reprodução/UOL)


À medida que a popularidade das bicicletas elétricas cresce, aumentam os incidentes de incêndios e mortes relacionados às baterias que as alimentam. Isso levou a uma demanda urgente por regulamentações abrangentes que abordem fabricação, venda, recondicionamento, carregamento e armazenamento dessas baterias. 

Defensores dos direitos dos consumidores e bombeiros, especialmente em Nova York, estão unindo forças para pressionar a Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos EUA a adotar padrões de segurança obrigatórios e a apreender as importações não conformes na fronteira, a fim de impedir a disseminação de bicicletas elétricas perigosas e mal projetadas, que representam uma ameaça para as residências e comunidades. 

Durante um recente fórum sobre bicicletas elétricas e baterias de íon-lítio em Bethesda, Maryland, Alexander D. Hoehn-Saric, presidente da comissão, enfatizou a urgência do cenário. Ele afirmou que os “padrões voluntários já não são suficientes”, expressando apoio à exigência de bombeiros e outros defensores da segurança por normas obrigatórias para baterias e sistemas elétricos em dispositivos de micro mobilidade, como patinetes, bicicletas e hoverboards. 

Com mais de 6.500 bicicletas elétricas circulando pelas ruas, Nova York tornou-se um epicentro preocupante de incêndios relacionados a baterias. Neste ano, já ocorreram 100 desses incidentes, resultando em 13 mortes, um número mais de duas vezes maior do que as seis mortes registradas no ano anterior. 

A nível nacional, foram relatados à comissão mais de 200 incêndios associados a baterias nos últimos dois anos, abrangendo 39 estados americanos – embora muitos casos possam não ter sido oficialmente notificados –, e esses incidentes levaram a 19 mortes relacionadas a dispositivos de micro mobilidade. 

Por que essas bicicletas são perigosas

A possibilidade de explosões de suas baterias, que podem resultar em incêndios devastadores. Autoridades locais ressaltam que parte do problema é a falta de fiscalização e de regulamentação adequadas para essas bicicletas, o que agrava a situação. 

O fenômeno das explosões

Essas explosões ocorrem devido à presença de eletrólitos líquidos inflamáveis nas baterias de íon-lítio. Esse perigo é ampliado quando as baterias são danificadas, por armazenamento inadequado, uso impróprio ou durante o processo de carregamento. É crucial compreender a natureza volátil dessas baterias, para mitigar os riscos associados às bicicletas elétricas e garantir a segurança de todos. 

Foto destaque: Bicicletas elétricas. Reprodução/Gazeta do Povo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...