Com o ano chegando ao fim, tivemos importantes avanços para a indústria de games no Brasil. O crescimento à frente de muitos países de grande relevância no cenário mundial vem colocando o Brasil no centro do mapa de grandes empresas.
Brasil tem 104 milhões de jogadores
Segundo dados da empresa de inteligência eMarketer, que mapeou o mercado da América Latina, houve um crescimento de 4,35%, mais que o dobro da América do Norte, onde algumas das maiores gigantes da indústria estão localizadas. O Brasil também vem se consolidando como líder do mercado na América Latina, sendo o líder absoluto em número de jogadores na região. Dos 284,7 milhões de jogadores na região, aproximadamente 104 milhões são brasileiros, o que mostra a força do mercado brasileiro para a região. Além disso, o Brasil mostra crescimento acima da média de outros gigantes mundiais, sendo esperado que o crescimento brasileiro atinja 4% este ano, à frente de mercados como os Estados Unidos com 1,2%, a Coreia do Sul com 1% e o Japão com 0,5%.
Mercado de games vem em forte crescimento (Foto: reprodução/Instagram/@xboxbr)
“A forte penetração e crescimento do país tornaram-no um mercado importante para empresas globais de jogos que procuram fazer incursões na América do Sul e na América Latina. A Epic Games, criadora do Fortnite, adquiriu o estúdio brasileiro Acquiris em abril e o transformou na Epic Brasil, seu primeiro estúdio na América Latina”, explica Paul Verna, analista do eMarketer, que ainda completou dizendo: “mas a um ritmo mais lento do que durante a pandemia, em grande parte porque a penetração já é muito elevada.”
Pandemia ajudou a fortalecer o mercado
Ainda de acordo com o analista, a pandemia ajudou a fortalecer o mercado, já que devido às pessoas estarem presas dentro de suas casas, os jogos, principalmente os em dispositivos móveis, tornaram-se uma opção atrativa de entretenimento para a maior parte da população, com o Brasil estando bem posicionado para aproveitar o momento.
Foto destaque: grandes empresas como a Microsoft vêm apostando no mercado brasileiro de games (Reprodução/Instagram/xboxbr)