A parceria anunciada pela Google com a Autopass promete facilitar a rotina de milhares de paulistanos que utilizam o transporte público na capital e na grande São Paulo. A colaboração, que entrou em vigor nesta quinta-feira (02), oferecerá a passageiros que utilizam a Carteira Google uma nova forma de adquirir e armazenar as passagens dos meios de transportes sobre trilhos.
O recurso disponibiliza a compra de bilhetes via QR code e são emitidos pela plataforma TOP, sem a necessidade do passageiro pegar filas. Essa modalidade permite a compra de passagens tanto das linhas de metrô quanto dos trens da CPTM.
Usuários interessados em utilizar o método, precisam acessar a Carteira do Google e selecionar a opção ‘Adicionar à carteira‘, localizada no canto inferior direito do menu inicial. Em seguida, deverá clicar em ‘Cartão de transporte público‘.
Após concluir os passos, o passageiro já terá a opção de comprar os bilhetes de acordo com a cidade que seguirá. Para isso, basta identificar para qual região de São Paulo deseja ir e direcionar-se para a finalizar a compra.
Novo recurso evita que passageiros precisem pegar filas para obter bilhetes. (Foto: Reprodução/divulgação/Google)
Cada cidadão poderá comprar até 10 bilhetes unitários no aplicativo de uma vez só, e o pagamento será aceito nas modalidades de crédito, débito e pelo Google Pay, sem precisar pagar valores adicionais ou taxas.
Os bilhetes ficam disponíveis na tela de início do aplicativo e funcionam com a aproximação do smartphone no visor da catraca. Assim que a tela indicar a confirmação, o usuário poderá seguir seu trajeto normalmente.
Segundo a líder de estratégia e operações para pagamentos do Google Brasil, Natacha Litvinov, “O objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si. A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar”, comentou.
Além das linhas do metrô de São Paulo, a Carteira Google, que possibilita o uso e o pagamento por aproximação, possui colaboração com mais de 400 empresas de transporte ao redor do mundo.
Outras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Brasília, já possuem a ferramenta de integração do metrô funcionando, entretanto, a opção de compra e armazenamento dos passes da oferecida pela Carteira Google é uma novidade à parte .
Rodney Freitas, CEO da empresa, definiu que “A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana”, conta.
Foto destaque: A Carteira Google permite a compra de passagens de metrô-SP e Linhas da CPTM. Reprodução/ divulgação/ governo de São Paulo.