Cartilha orienta usuários sobre os cuidados necessários ao utilizar as redes sociais

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

O avanço da internet trouxe muitas facilidades e benefícios para quem utiliza, mas junto com esse conjunto de melhorias também trouxeram alguns ponto que precisam de cuidados, principalmente quando se fala na exposição nas redes sociais.

Pensando nesses cuidados que os usuários precisam ter ao utilizar a internet, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) publicou no último dia 7 uma cartilha com orientações para uso seguro das redes sociais.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (<a href=”https://t.co/kNzJ1doXc1″>https://t.co/kNzJ1doXc1</a>) preparou uma cartilha com orientações para uso seguro das redes sociais. A publicação foi disponibilizada pelo Núcleo de Informação e Coordena…<a href=”https://t.co/gYjH7dhPKD”>https://t.co/gYjH7dhPKD</a></p>&mdash; Primeiro_Jornal (@primeiro_jornal) <a href=”https://twitter.com/primeiro_jornal/status/1625073689275269121?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

A cartilha foi publicada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) (Reprodução/Twitter)


A cartilha foi disponibilizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no dia em que se comemorou o Dia da Internet Segura (7/02) e contou com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e da Safernet Brasil.

A publicação está dividida em duas partes. A primeira é sobre os cuidados essenciais nas redes sociais, onde alerta ao usuário sobre uma reflexão que deve ser adotada antes de publicar conteúdo ou compartilhar informações. Nessa parte, são apresentadas também algumas configurações de segurança e privacidade. “Lembre-se: uma vez postado, sempre postado”, alerta a cartilha.

O texto orienta aos usuários sobre os cuidados com os boatos e informações falsas, recomenda ainda sempre buscar as informações em outras fonte para verificar a veracidade da notícia. “Nas redes sociais circulam informações de qualquer tipo e origem, inclusive falsas e maliciosas. Acreditar cegamente em tudo que recebe ou acessa facilita a ação de golpistas”, informa o texto.

Já na segunda parte, a cartilha traz dicas relacionadas aos cuidados com a sua reputação online e traz um alerta sobre a proteção de um futuro profissional. Apresenta questões sobre respeito à privacidade e traz exemplos práticos de conteúdo que não devem ser curtidos ou compartilhados.

A publicação recomenda ao usuário sempre avaliar as suas postagens, pois elas podem afetar negativamente sua imagem. “O conjunto de informações presentes sobre você nas redes sociais pode ser usado por empresas e recrutadores para conhecê-lo melhor”, orienta a cartilha.

Confira aqui a publicação completa. 

Foto destaque: Alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar as redes sociais. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile