Cenário de eSports segue em crescimento no Brasil e no mundo

Lucas Bonimani Por Lucas Bonimani
3 min de leitura

Segundo a Newzoo, plataforma de análise de dados sobre o setor dos games, diz que mercado de eSports deve movimentar US$ 1,3 bilhão (R$ 6,5 bilhões) em 2022. A Pesquisa Game Brasil (PGB) mostra que 74,5% da população brasileira hoje se reconhece como gamer, o que mostra que a popularização dos jogos e profissionalização destes, está apenas em seu início.

Claudio Prandoni, analista de produtos digitais do Terra, diz que no cenário de eSports existe muita dificuldade para manter crescimento, apesar disso, Brasil vive momento especial.

“É um mercado com muitas dificuldades para manter crescimento constante e previsível, mas que acaba também sendo terreno fértil para muita criatividade e experimentação. Por parte do público, sinto que há maturidade e diversidade cada vez maiores, o que é muito saudável para esse mundo crescer e florescer aqui no Brasil. Para mim, o momento atual é muito especial pela grande atenção e investimento de marcas não endêmicas, o que ajuda a consolidar uma cultura gamer no Brasil e tornar o segmento cada vez mais interessante e sustentável.”

Uma empresa que soube surfar no constante crescimento do eSports no Brasil foi a LOUD, fundada no início de 2019 pelo influenciador Bruno Bittencourt, juntamente com os empresários Jean Ortega e o canadense Matthew Ho. Começando no ramo do Free Fire, a organização está se expandindo, chegando ao topo do Fortnite, League of Legends e Valorant.


Bruno Bittencourt, CEO da LOUD. (Reprodução/Instagram)


A LOUD é a segunda organização de esportes eletrônicos com mais seguidores em redes sociais no mundo, segundo o analista de dados, Detroit. Com 35.438.262 seguidores, a LOUD está atrás apenas da Total Gaming, da Índia, que tem 43.059.574.

“Lá no início focamos tanto em conteúdo, que descobrimos que não tínhamos como ganhar nada [nos torneios]” disse Bruno Bittencourt, o CEO da LOUD. “Então começamos a equilibrar: algumas pessoas totalmente focadas em jogos e torneios, outras em conteúdo. Começamos a segmentar, melhorar nosso desempenho, trazer novos talentos, anunciar novos influenciadores, [participação em] novos jogos, e então, ao percebermos onde estava o interesse de nossa audiência, pudemos capitalizá-la de alguma forma”.

Nesse ano de 2022, ano de estreia das equipes de LoL e Valorant, ambas conquistaram títulos importantes. A LOUD foi campeã brasileira de Lol e garantiu vaga no mundial desse ano, do qual foi eliminada nas fases preliminares. Já no Valorant, foram campeões do campeonato brasileiro, vice do pré-mundial e campeões do mundial, sendo considerado o melhor time do mundo.

Foto destaque: Equipe de Lol da LOUD. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile