INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Chega nova fase da tecnologia de Realidade Virutal com chegada do 5G

As Meta, empresa dona das redes sociais, Facebook e Instagram, desativou o projeto com cerca de 300 profissionais responsáveis por desenvolver sistemas operacionais para tecnologia de Realidade Virtual (VR), em fevereiro deste ano. O objetivo não é desistir da tecnologia, mas pelo contrário, tentar ajustar a forma de trabalho para conseguir avançar nos resultados das experiências imersivas.

E o VR, é o futuro estratégico do Metaverso, que representa o foco que a empresa Meta transformou. Porém, a aceitação do público continua sendo um fator de desafio na massificação, mesmo que a realidade aumentada seja uma promessa já há anos. Em 2014, o Facebook, comprou a Óculos VR, empresa que segue importante dentro de sua estratégia, investindo nela US$ 2 bilhões.

O que é a Realidade Virtual?

Partindo do conceito de que, nós seres humanos, conhecemos o mundo ao nosso redor por meio dos nossos sentidos e que toda nossa percepção e equilíbrio dependem disso. Com todas essas informações sendo processadas por nosso cérebro instantaneamente, para construir o ambiente a nossa volta.

Portanto podemos dar ao cérebro informações criadas virtualmente, mudando a realidade. Para isso o VR é capaz de estimular os sentidos como visão, audição, tato, olfato e paladar, criando uma ilusão do que é real.


Tecnologia 5G é a nova tendência no mundo (Foto:Reprodução/TheEquinix)


A chegada do 5G é o ponto de ignição

Uma nova fase dessa tecnologia de realidade aumentada está para se iniciar, impulsionada desta vez pelo 5G. A maior estabilidade de conexão garante uma experiência continua sem muitas interrupções, coisas que o 4G, por exemplo, não daria conta.

A estimativa é que o 5G movimente mais de R$ 120 bilhões no Brasil até 2025, considerando diversas tecnologias que serão impulsionadas, entre elas a Realidade Virtual.

E é nesta nova fase que a o VR atinge um estágio maior do que o anterior, passando a ser uma opção além dos games e entretenimento. Muitas empresas já fazem uso do VR para treinamentos e convenções empresariais. A pesquisadora de tendências tecnológicas Amy Webb revelou as previsões em relação a tecnologia imersivas.

“Óculos inteligentes e funcionais estão prestes a suplantar o smartphone como dispositivo predominante. Se o futuro é o metaverso, os óculos inteligentes serão nosso principal caminho” disse Amy.

 

Foto Destaque: Reprodução/ShowMeTech

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...