INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Cientistas desenvolvem camundongo a partir de somente células masculinas

Cientistas da Universidade de Kyushu, no Japão, desenvolveram um experimento que pode representar um grande avanço no campo científico. Utilizando camundongos, os pesquisadores conseguiram produzir filhotes com material genético de dois pais masculinos, após criarem óvulos a partir de células masculinas.

Inicialmente, a intenção do grupo de cientistas era desenvolver um tratamento para a síndrome de Turner, condição rara que torna mulheres inférteis.

O experimento pode ter implicações importantes no tratamento de formas graves de infertilidade, além de oferecer a possibilidade de casais homoafetivos masculinos gerarem um filho biológico no futuro. De acordo com o cientista Katsuhiko Hayashi, líder do estudo, esta é a primeira vez que foi produzido um ovócito “robusto” a partir de células masculinas de mamíferos.


Camundongo (Foto: Reprodução/BBC)


O processo utilizado para transformar uma célula masculina em um óvulo envolveu diversas etapas, como a reprogramação de células-tronco pluripotentes induzidas e o cultivo das células em um ovário artificial para replicar as condições dentro do ovário de um camundongo. Apesar dos resultados positivos, Hayashi alertou que o experimento ainda está em um estágio muito inicial e que a técnica não pode ser usada com segurança em humanos neste momento.

No entanto, os resultados são animadores e podem indicar a possibilidade de criar um óvulo humano funcional a partir de uma célula masculina dentro de uma década. Anteriormente, cientistas já haviam conseguido criar camundongos a partir de dois pais biológicos, mas agora, pela primeira vez, foi possível cultivar óvulos a partir de células masculinas.

Após fertilizar os óvulos com esperma, os cientistas conseguiram produzir cerca de 600 embriões, resultando no nascimento de sete filhotes saudáveis que também tiveram filhos quando adultos. Embora seja um avanço promissor, ainda é preciso muita pesquisa antes de considerar a possibilidade de utilizar a técnica em humanos.

Foto destaque: Camundongo. Reprodução/Petz

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...