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CMO da Volks afirma que as expectativas foram superadas no caso Elis Regina

CMO da Volks afirma que as expectativas foram superadas no caso Elis Regina

A Volkswagen e a Almap lançaram, duas semanas atrás, uma campanha publicitária que gerou bastante repercussão. A campanha tratou de recriar, com o uso de deepfake, a cantora Elis Regina. Ela foi colocada ao lado de sua filha Maria Rita. Tal montagem fez com que o público se emocionasse em uma volta ao passado juntamente com a comemoração dos 70 anos da marca no Brasil. 

Além da repercussão positiva, para alguns, a recriação foi polêmica, não só pelo uso do deepfake, mas pela forte simbologia de Elis na política. Isso causou um acionamento do Conar (Conselho Nacional Autor Regulamentação Publicitária) por alguns consumidores com a alegação de falta de ética vindo das empresas responsáveis. 


CMO da Volks afirma que as expectativas foram superadas no caso Elis ReginaTrecho do anúncio em que aparece Elis Regina recriada por deepfake. (Foto: Reprodução/Forbes)


Entrevista para a Forbes

O vice-presidente de marketing da Volkswagen no Brasil, Roger Corassa, afirma entender que na comunicação sempre haverá dois lados e garantiu esforços para todos os trâmites legais no uso da imagem da cantora. “Assim como fizemos na campanha, buscando todas as aprovações dos familiares, o uso da IA em produções como a nossa deve seguir todas as leis e regras de uso de imagem de maneira adequada”. Disse Corassa em entrevista a Forbes Brasil. 

Além disso, na entrevista, ele conta da repercussão e das polêmicas. Ele conta que em um dia foram mais de 630 milhões de impactos orgânicos, aumentando a busca por ”VW” no Google em 120%, além dos 98,5% de feedbacks positivos na mídia. Isso fez com que chegassem ao 1º lugar tanto nos vídeos em alta do YouTube como no Google Trends pela primeira vez na história da Volks. 

Repercussões negativas

Ao ser questionado sobre as repercussões negativas, Roger diz que a empresa respeita a liberdade de expressão de todas as pessoas, tanto de quem não gostou como das que amaram e se emocionaram. O objetivo era uma repercussão positiva e, de acordo com ele, superou as expectativas da empresa. 

Ele diz também que a ideia principal era celebrar os 70 anos da marca no Brasil mostrando todo o repertório e evolução dos veículos, como a chegada dos carros elétricos no país, tudo isso incluso em uma homenagem dedicada aos brasileiros, contando a história e um pouco da previsão para o futuro.

Foto destaque: Roger Corassa, CMO da Volks no Brasil. Reprodução/Forbes

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