O site de notícias de economia e negócios Forbes, fez uma colaboração com Federico Grosso, o gerente geral da Adobe para a América Latina, para que este escrevesse uma matéria sobre as futuras tendências tecnológicas para o ano de 2022. Confira agora os trechos mais importantes da matéria publicada 3 de janeiro:
“Inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), realidade virtual (RV) e outras tantas inovações já são discutidas e apresentadas nas grandes exposições faz anos. Portanto, não deveriam representar uma grande novidade para os líderes que buscam ser disruptivos. A obra “Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo”, do especialista em inovação Kevin Kelly, lançada em 2017, já apontava que essas tecnologias estavam no começo e moldariam a forma como vivemos hoje.” Federico cita um livro mostrando que para pessoas atentas com o andamento da tecnologia, como estamos hoje e o esperarmos para o próximo ano não deveria ser uma surpresa.
Federico Grosso é general manager da Adobe na Latino América (Foto: Reprodução / Época Negócios)
Federico continua sua matéria defendendo que o e-commerce somente irá crescer com o tempo “Segundo dados da 44ª edição da pesquisa Webshoppers realizada pelo Ebit|Nielsen, no primeiro semestre de 2021, o e-commerce bateu recorde de vendas, somando mais de R$ 53 bilhões. Agora, presenciamos a entrada do segmento B2B, que deve movimentar ainda mais capital devido ao alto valor das transações.”
“Outro exemplo atual de como as tecnologias vão se integrar é a chegada do 5G ao Brasil, que abrirá novas maneiras para os consumidores interagirem com a mídia, principalmente por meio das realidades aumentada e virtual, via experiências completamente imersivas e colaborativas.” Aqui, Federico diz como a atualização da internet irá movimentar e estimular mais ainda o mercado online e logo depois continua “Dados da Adobe estimam que o potencial de mercado para companhias dos mais diversos segmentos alcance US$ 2 trilhões com a chegada da próxima geração de conexão de internet móvel.”
Ele também aponta para dados de outra empresa de tecnologia que prevê que o consumo de conteúdos digitais somente irá crescer “Levantamento da Ovum indica que a nova tecnologia expandirá o mercado global de mídia em redes celulares de US$ 170 bilhões, em 2018, para mais de US$ 420 bilhões em 2028. Os gastos do consumidor com entretenimento também dobrarão de tamanho nos próximos dez anos, atingindo US$ 150 bilhões globalmente.”
Para finalizar o texto ele cita como os dados serão importantes para o futuro da tecnologia e como cabe às empresas de tecnologia serem responsáveis pelos dados coletados para que possam prover a melhor experiência possível. “O white paper “Data Age 2025”, da IDC, prevê que a soma dos dados mundiais aumentará de 33 zetabytes, em 2018, para 175 ZB, em 2025 – uma taxa de crescimento anual de 61%.”
Foto destaque: Pixabay / jmexclusives