INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Conheça “Valkyrie”, novo robô da Nasa feito para auxiliar em missões espaciais

Conheça

A agência aeroespacial dos Estados Unidos, em parceria com o Centro Espacial Johnson, desenvolveu uma poderosa máquina de 1.88m de altura e mais de 130kg. O protótipo foi criado para atuar  em missões espaciais e em desastres naturais, sobretudo nas atividades monótonas, sujas ou perigosas, permitindo aos humanos focar nas tarefas exploratórias e de descoberta. 

Com o nome baseado numa personagem feminina da mitologia nórdica, a “Valquíria”, em português, tem um grande diferencial no manuseio de instrumentos, permitido pela sensibilidade de suas mãos e sensores visuais. A NASA destacou essa capacidade de usar as mãos com destreza no auxílio aos cientistas: a “manipulação hábil” proporcionaria um “trabalho lado a lado” dessa ferramenta com os pesquisadores, liberando-os de funções perigosas fora da nave, como a limpeza dos painéis solares e o reparo de equipamentos defeituosos.


Conheça "Valkyrie", novo robô da Nasa feito para auxiliar em missões espaciais

Equipe responsável pela criação do “Valkyrie” (Foto: reprodução/NASA)


Uma extensão do ser humano

Líder da equipe Dexterous Robotics, Shaun Azimi lembrou à Reuters de que não se trata de uma substituição da mão de obra humana, mas, na verdade, faz parte de uma estratégia para que os astronautas concentrem seus esforços em atividades de nível superior.


Conheça "Valkyrie", novo robô da Nasa feito para auxiliar em missões espaciais

Em 2011, o “Robonauta 2”, em português, ou R2, foi o primeiro robô humanoide no espaço (Foto: reprodução/NASA)


Testando a nova tecnologia

O “Valkyrie” é o primeiro robô bípede da agência norte-americana projetado para realizar tarefas vitais em situações perigosas na Terra e fora dela. Ele está em fase de testes no Centro Espacial Johnson, em Houston, para, futuramente, seguir os caminhos do Robonaut 2. Desenvolvido anteriormente pela NASA, o “irmão mais velho” foi enviado para a Estação Espacial Internacional em 2011, tornando-se o primeiro robô-humanoide a ir ao espaço. Ele realizou funções mais básicas, como monitorar interfaces de controle e filtros de ar, voltando à superfície em 2018.

Foto Destaque: “Valkyrie” vem sendo desenvolvido pela NASA desde 2013 (Reprodução/NASA)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...