INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Desconhecidos hackeiam servidor do FBI e enviam e-mails falsos sobre ataque cibernético

Inúmeras mensagens falsas, atribuídas à Agência Nacional de Segurança dos EUA, foram enviadas no último sábado (13) via e-mail de um servidor seguro do FBI, avisando que o órgão federal de investigação estava sob um ataque cibernético “sofisticado”.

https://inmagazine.ig.com.br/post/You-novo-buscador-concorrente-do-Google-promete-inovacao

https://inmagazine.ig.com.br/post/Pedal-parceria-entre-Tembici-e-iFood-amplia-alcance-das-cicloentregas

https://inmagazine.ig.com.br/post/Proximo-a-Black-Friday-avatares-estao-ganhando-relevancia-como-promotores-de-venda

O FBI (Departamento Federal de Investigação) e a CISA (Agência de Infraestrutura e Cibersegurança) corroboraram a invasão virtual após o parecer de especialistas do Projeto Spamhaus, uma organização internacional europeia responsável por detectar atividades de spam em sistemas de e-mail.

“O FBI e a CISA estão a par do incidente desta manhã que envolveu e-mails falsos de uma conta de e-mail @ic.fbi.gov. O equipamento afetado foi desconectado pouco depois da descoberta do problema”, informara um comunicado emitido pelas agências. Ainda, acrescentaram à nota um pedido aos cidadãos para “ter cuidado com os remetentes desconhecidos e denunciar qualquer atividade questionável”.


Localização das mensagens de spam numa caixa de e-mail. (Foto: Reprodução/DitoBlog).


O FBI não divulgou qualquer detalhe a respeito da forma que os hackers utilizaram para conseguir acesso aos dispositivos e enviar as mensagens falsas, ou se os responsáveis eram funcionários com passe livre aos servidores.

Segundo o Spamhaus, duas séries de vários e-mails foram enviadas durante o sábado por meio de endereços eletrônicos muito utilizados pelas agências governamentais. As mensagens de alerta informavam que o FBI estava sob um ataque cibernético “sofisticado” e que “seus sistemas estão em risco”. O endereço da mensagem foi atribuído à NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, como se o órgão os tivesse enviado.

Vale lembrar que muitos ataques via e-mail fazem vítimas por meio de links suspeitos: os usuários clicam no endereço em virtude de alguma instrução atribuída no corpo da mensagem, e uma vez que o computador processa uma URL carregada com alguma malware, a máquina pode se tornar vítima de vírus poderosos capazes de invadir os softwares do dispositivo –– a fim de controlá-lo ou roubar os seus dados.

 

Foto de destaque: Reprodução/iStock.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...