Dragon: carro voador dispensa habilitação chega ao mercado em 2023

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
3 min de leitura

A RotorX, empresa com sede no Estado do Arizona nos Estados Unidos, especialista em aeronaves com asas rotativas, divulgou o lançamento do carro voador elétrico Dragon para 2023. O carro que leva o nome RotorX Dragon chega ao mercado em setembro do pŕóximo ano, no valor de US$ 99 mil. 

O modelo se destaca porque diferente dos carros convencionais, o Dragon dispensa a obrigatoriedade de licenças de piloto para conduzi-lo. A liberação pode ser explicada em razão das limitações operacionais do carro voador, assim como o tamanho considerado ultraleve pela FAA (Federal Aviation Administration – Administração Federal de Aviação), órgão responsável pela regulação de aviação nos Estados Unidos.

Existem outras distinções do carro voador para os automóveis que conhecemos, uma delas é que o Dragon comporta apenas uma pessoa. Ele atinge a velocidade máxima de 100 km/h, com altura máxima de 30 metros. A autonomia do carro voador é de 20 minutos, o modelo com oito motores elétricos de 16 kW, possui baterias de lítio acopladas em cada uma dos motores. A maior “restrição” do carro está no peso do passageiro que não pode ultrapassar 113kg.


Carro voador Dragon tem velocidade máxima de 100 km/h (Vídeo: Reprodução/Youtube) 


O RotorX Dragon carrega um recurso de pouso automático por sensor, além de guardar paraquedas balístico que pode ser acionado a qualquer momento pelo condutor. 

Para quem deseja construir o carro voador do zero e pensa em adquiri-lo, uma novidade é que o Dragon será vendido juntamente com um kit para a montagem em casa. A inovação atrai o público que pretende fazer a montagem do carro. 

Para aqueles que preferem não arriscar, a empresa permite que o cliente leve o produto até a sede para receber suporte quanto a construção. A RotorX de igual modo irá oferecer treinamentos para quem desejar de adaptar mais rapidamente ao veículo voador.

A empresa americana se compromete a realizar um treinamento de adaptação para que o cliente já saia pilotando o eVTOL (Aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica).

 

Foto destaque: Dragon, carron voador americano. Reprodução/Dragon Personal Air Vehicle

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile