INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Empresa de consultoria canadense usa IA em processos seletivos

Empresa de consultoria canadense usa IA em processos seletivos

Pesquisas que comparam faixas salariais por gênero feminino e masculino sempre evidenciaram disparidade, e mesmo com avanço tecnológico, uma pesquisa da consultoria Mercer apontou que mulheres recebem ainda 9% menos em relação aos homens no setor tecnológico brasileiro.

Isto não ocorre só no Brasil: um estudo feito em 2023 pelo Massachussets Institute of Technology apresentou que as mulheres dominam apenas 28% da ocupação em cargos relacionados aos setores de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). E mesmo com um número tão ínfimo, a maioria destas profissionais desistiram de suas ocupações nos últimos anos.

Esses resultados motivaram duas mulheres a fundarem, em 2022, a Toast, que se trata de uma consultoria de contratação focada em mulheres, no Canadá. O objetivo de April Hicke e Marissa McNeelands é aumentar as porcentagens citadas anteriores no ramo de tecnologia. A empresa de consultoria delas é apoiada pelo governo do país, para que empresas incluam a diversidade de gênero em suas agendas ESG em 2024. E apesar de ter menos de dois anos, a Toast já auxiliou mais de 6 mil mulheres e possui 70 organizações parceiras, e irá se expandir para os Estados Unidos no ano que vem.


Empresa de consultoria canadense usa IA em processos seletivos

Primeira publicação do Toast no Instagram, em outubro de 2022. (Foto: Reprodução/ Instagram/ @try.toast)


Eliminando preconceitos com inteligência artificial

Uma estratégia adotada pela Toast, em parceria com uma das empresas interessadas no projeto, é proporcionar um utensílio de recrutamento com inteligência artificial programada para eliminar tendências relacionadas a gênero e características socioeconômicas.  Esta ferramenta consiste em omitir para as companhias os dados das candidatas, como os nomes, empregos anteriores e onde se formaram, diminuindo preconceitos de raça e gênero contra estrangeiras e contra aquelas que não tiveram formações privilegiadas.

Em entrevista a Forbes, Marissa McNeelands, que tem mestrado em IA e é criadora dos algoritmos usados pela empresa, declarou: “Nossos algoritmos são meticulosamente treinados com conjuntos de dados diversos, desafiando o status quo das indústrias de tecnologia dominadas por homens e promovendo uma força de trabalho mais inclusiva”.

Um das funções da Toast é controlar um grupo de mentoria e orientação para mulheres do setor de tecnologia, apoiando e auxiliando nas oportunidades de crescimento profissional.  A CEO April Hicke afirma que a empresa tenta tornar o mercado de trabalho mais igualitário para as mulheres e transformar a forma como as pessoas pensam em suas contratações, e complementa: “Não estamos apenas ajudando mulheres a conseguir empregos na área, estamos trabalhando para que eles cresçam e prosperem.


Empresa de consultoria canadense usa IA em processos seletivos

Marissa McNeelands e April Hicke, fundadoras da Toast. (Foto: Reprodução/ Royal Roads University)


Conselhos da CEO da Toast

A CEO e cofundadora McNeelads alega que os maiores desafios em sua opinião é motivar mais mulheres a se formarem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM),  e elaborar um ambiente de trabalho onde as suas qualificações sejam reconhecidas de maneira igualitária aos seus colegas homens. “Às vezes, o ritmo lento do progresso profissional pode ser frustrante para uma mulher”, complementou a empresária.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ela ainda oferece um conselho às mulheres que almejam ter sucesso nessas áreas: Caso a mulher não consiga a oportunidade que deseja, crie, e se por alguma razão não estiver se sentindo realizada, reflita, tente descobrir o porquê e procure pessoas que possam te ajudar a encontrar um propósito. Quando a mulher expressa os seus sentimentos, verá que existem outras na mesma situação, o que elas não podem fazer é “sentar e esperar que o sistema mude”. Se ela quer uma mudança, faça ela mesma.

Foto Destaque: Marissa McNeedlands (à esquerda) e April Hicke (à direita) em uma das primeiras postagens da empresa no Instagram. Reprodução/ Instagram/@try.toast

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...

Celebridades

Nesta quarta-feira (20), Nanda Costa compartilhou um vídeo em suas redes sociais dizendo que está se sentindo exausta e que a rotina das filhas...