Empresa japonesa lança seu primeiro SpaceX à Lua

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

Após dois adiamentos, a empresa Ispace lançou o seu veículo SpaceX o seu primeiro módulo de pouso privado japonês à Lua. O foguete foi lançado a partir da base americana na Flórida e, caso dê certo, será o primeiro objeto privado a pousar na Lua.

O lançamento aconteceu às 2h38 (4h38 horário de Brasília) do último domingo (11) e está previsto pousar no solo lunar em abril de 2023. A missão está sendo vista como um pouco ambiciosa, pois a startup Ispace, responsável pelo lançamento, possui um quadro pequeno de funcionários, cerca de 200 pessoas, e pretende criar um serviço de transporte de baixo custo para a Lua.

A ideia é que antes de pousar em solo lunar, o foguete do modelo SpaceX Falcom 9 consiga colocar um pequeno satélite da NASA em órbita lunar para auxiliar na procura por depósitos de água.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/UaaF0IgzGSI” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Confira o lançamento do SpaceX modelo Falcom 9 (Reprodução: Youtube)


No Twitter, o vice-presidente dos Emirados e governante de Dubai, o xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, comemorou a conquista. “Nosso objetivo é transferir conhecimento, desenvolver nossas capacidades e deixar a marca científica na história da humanidade”, comentou.

Caso a missão seja bem-sucedida, a empresa fará parte, juntamente com as agências dos EUA, Rússia e Japão, do grupo que conseguiu pousar robôs na superfície da Lua. Porém, a Ispace será a primeira empresa comercial a ter sucesso na tarefa.

A missão foi intitulada HAKUTO, que se refere ao coelho branco que vive na lua, segundo o folclore japonês. E, coincidência ou não, de acordo com o calendário asiático o próximo ano é o Ano do Coelho.

A empresa espera que essa seja apenas a primeira entrega de outras que estão previstas, pois a Ispace possui contrato com a Nasa para transportar cargas para a Lua a partir de 2025, além disso, a empresa pretende construir uma colônia lunar permanente até 2040.

Foto destaque: Lançamento do SpaceX. Reprodução/Popular Mechanics

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile