A fabricante italiana de carros, Ferrari, anunciou no Twitter na última segunda-feira (27) que fechou uma parceria com a empresa suíça de tecnologia, a Velas Network, a fim de criar para os fãs da marca conteúdos e produtos digitais. A colaboração fornecerá os serviços digitais a partir da próxima temporada.
Ainda, segundo uma nota da Ferrari, a Velas será a principal patrocinadora da Ferrari E-Sports Series, a disputa virtual de carros da gigante italiana, e também do time da E-Sports, o qual irá competir na F1 E-Sports Series, o campeonato digital oficial aberto a todas as equipes participantes da Fórmula 1.
A Velas Network é uma empresa provedora de tecnologia blockchain e NFT’s (tokens não fungíveis). Atualmente, os NFT’s são bastante populares no mercado, como um formato para venda de artes digitais, contudo, estes tokens também podem ser utilizados para armazenar diversos outros arquivos: música, vídeos, textos, imagens, desenhos e pinturas.
Ilustração de uma NFT. (Foto: Reprodução/Bored Ape Yacht Club).
Os artigos em formato de NFT são vendidos por meio de criptomoedas, como as populares Bitcoin e Etherium, e possuem uma assinatura digital que os torna únicos. A prática de venda dos tokens não fungíveis já movimenta quantias exorbitantes de dinheiro no mercado, como é o caso da escultura digital “Human One”, vendido por cerca de 160 milhões de dólares no início de novembro e do navio virtual “The Metaflower Super Mega Yacht”, vendido em dezembro por equivalente a R$ 3,6 milhões.
É natural que o avanço da tecnologia na era digital instigue empresas bem sucedidas a investir em produtos virtuais, mesmo aquelas cujo ramo não se associa diretamente a este mundo. No Brasil, já é possível desenvolver artes em forma NFT, comercializá-las ou mesmo apenas adquiri-las: é necessário converter a moeda brasileira em criptoativos por meio de uma corretora e criar uma conta em sites de venda de NFT, transferir a quantia e efetuar a compra.
Foto de destaque: Reprodução/The Associated Press.