Google disponibiliza exposição virtual de patrimônios culturais da Ucrânia antes da guerra

Tiago Silva Por Tiago Silva
3 min de leitura

O Google lançou a exposição Ukraine Is Here em sua plataforma virtual Google Arts & Culture. Sua finalidade é preservar a cultura do país do Leste Europeu, que perdeu prédios, igrejas, museus, monumentos e outros patrimônios históricos por conta da guerra contra a Rússia, que ocorre desde fevereiro deste ano. Além disso, há locais que ainda são uma incógnita quanto a sua “sobrevivência” ao conflito.

O usuário poderá visualizar mais de 40 pontos culturais em 3D, incluindo quatro patrimônios mundiais da UNESCO: a Catedral de Santa Sofia; as Florestas Primárias da Faia dos Cárpatos; a Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia; e as Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos. Estas têm visualização em 360 graus.


As Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos são um conjunto de igrejas ortodoxas feitas de madeira e localizadas entre a Ucrânia, a Polônia e países próximos. Reprodução: Elena Kurylo/Wikipedia Commons/Casa e Jardim (Globo).


Há, também, a disponibilização de vídeos, passeios imersivos em realidade aumentada, galerias virtuais e imagens do Google Street View no período pré-guerra.

Segundo o Google, a combinação de experiências artísticas, arquitetônicas, culinárias e musicais são parte de um projeto que dura mais de cinco anos. A parceria com o governo ucraniano e os museus nacionais permitiu a preservação digital das obras e patrimônios, além de causar o incentivo ao turismo no país no futuro, após o final da guerra.

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, afirmou que a cultura local não é apenas do país, mas sim “O legado de todo o mundo civilizado”. “Quando um país perde seus valores culturais, o mundo inteiro perde. Então, vamos preservar, multiplicar, assistir, admirar, pesquisar no Google a cultura ucraniana e assim enriquecer o mundo.”

O Google Arts & Culture é um site e aplicativo do Google em parceria com museus de vários países. Ele foi lançado em fevereiro de 2011 e conta com visitas virtuais gratuitas a diversas galerias de arte, com recursos de alta resolução. Além da versão web, há um aplicativo disponível para smartphones, tanto para o sistema iOS, quanto para o Android.

 

Foto Destaque: Fachada da Catedral de Santa Sofia de Kiev, na Ucrânia. Reprodução: Getty Images/iStockphoto/Casa Vogue (Globo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile