Governo federal solicita exclusão de 270 contas do Twitter por incitarem violência nas escolas

3 min de leitura

No último fim de semana, Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou ao a exclusão de 270 contas do Twitter por incitarem violência nas escolas por meio de hashtags. Além disso, o ministério solicitou também a exclusão de duas contas no TikTok por veicularem conteúdos que incitam medo nas famílias.

De acordo com a publicação do ministério, os autores e conteúdo estão sob investigação. Foram cumpridos também mandados de busca, resultando na apreensão de sete armas. Um suspeito foi preso. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Força-Tarefa da Operação Escola Segura solicita exclusão de 270 contas de redes sociais. Elas veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra estabelecimentos de ensino; conteúdo foi preservado a pedido do <a href=”https://twitter.com/JusticaGovBR?ref_src=twsrc%5Etfw”>@JusticaGovBR</a> para avanço nas investigações. <br>ℹ️<a href=”https://t.co/DoLwvvNlkH”>https://t.co/DoLwvvNlkH</a> <a href=”https://t.co/yb16TKQEBm”>pic.twitter.com/yb16TKQEBm</a></p>&mdash; Ministério da Justiça e Segurança Pública (@JusticaGovBR) <a href=”https://twitter.com/JusticaGovBR/status/1645074007757053952?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 9, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Monitoramento nas redes sociais auxiliam no combate a ataques nas escolas. (Reprodução/Twitter)


A ação faz parte das medidas que o governo vem tomando depois de vários ataques e ameaças em escolas, como o atentado que o país presenciou na semana passada em uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, o governo iniciou algumas ações para evitar esse tipo de violência.

Segundo o ministério, as principais delegacias brasileiras de crimes cibernéticos, alinhadas com o laboratório de Operações Cibernéticas e com a Coordenação-Geral de Inteligência do ministério monitoraram ameaças na internet relacionadas a possíveis ataques em escolas. Além disso, o governo federal disponibilizou um canal para receber denúncias relacionadas a ataques em escolas por meio do canal mi.gov.br/escolasegura. Segundo o ministério, a identidade do denunciante será preservada.

A utilização de hashtags nas redes sociais é uma forma de associar os assuntos e discussões sobre aquele tema. O uso da cerquilha (#) transforma a palavra em um hiperlink que leva para uma página onde há publicações com os temas relacionados.

Ainda não se sabe quais as ações mais eficazes para conter esse tipo de violência nas escolas, mas sabe-se que o uso da tecnologia no monitoramento nas redes sociais já é um bom começo para enfrentar esse problema.

Foto destaque: Ícone Twitter. Flickr: Yuri Samoilov

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile