Um tipo de IA criada pela Sony, e anunciada em 9 de fevereiro, chamou a atenção nesta última quinta-feira justamente pelo fato de que ela foi criada para superar humanos em um jogo de corrida de carros chamado Gran Turismo Sophy . A corrida acontece em pistas que podem ou não serem grandes, mas que geralmente necessitam de algumas voltas para conseguir completar o circuito.
Por isso, tal feito é algo considerado extraordinário já que é preciso uma série de comandos, muitas das vezes imediatos para manter o controle do carro e além disso conseguir seguir com ele até o fim da corrida se mantendo à frente dos demais competidores. Para tal façanha atingir o sucesso, foram necessário de 10 à 12 dias, sendo usado em torno de 20 playstations para que a IA fosse treinada do nível zero, até o superhumano.
Controles do videogame Playstation, modelo 5 – (Foto/Imagem: Reprodução/Playstation)
Logo, essa relação de se buscar a criação de IAs que sejam capazes de superar humanos em determinadas modalidades de jogos estratégicos e outras atividades já é apresentada desde algumas décadas atrás, como em 1996 quando o Deep Blue construído pela IBM superou o russo campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Ou ainda mais recente quando o Lee Sedol, campeão mundial de Go que foi superado pela IA desenvolvida pela Google, DeepMind, que foi capaz de um movimento extremamente ousado dentro do jogo que na verdade era um lance indicativo da forma como ela iria vencer o jogo.
No caso da IA feita pela Sony, seu desafio foi contra 4 jogadores que são considerados os melhores do mundo e ainda assim, todos eles foram superados por ela. Houve um momento inicial onde os 4 jogadores realizaram uma competição em julho, então a máquina processou até outubro os dados, que foi quando ocorreu outra competição, mas dessa vez a IA saiu vencedora.
Imagem do vídeo game Gran Turismo Sophy – (Foto de Destaque: Reprodução/Gamevicio)