Instagram, Youtube e Tik Tok são as redes sociais mais consumidas no Brasil

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
3 min de leitura

De acordo com o levantamento da ComScore, empresa que mapeia o tempo que a população passa nas redes sociais, o Instagram ocupa o lugar de plataforma mais consumida no Brasil. Ao todo, os brasileiros dedicam 14.44 horas mensais de uso no aplicativo. Em seguida aparece o Youtube com 12.22 horas e o Tik Tok com 09.27 horas.

Ainda no grupo meta, o Facebook marca o número de 9.,08 horas mensais. Já o Kwai, concorrente direto do Tik Tok, possui um total de 7,16 horas. O Twitter atinge 2,49 por mês, e com dados mais baixos estão o LinkedIn e o Pinterest com 40 e 28 minutos respectivamente. 


Grupo Meta ainda ocupa o primeiro lugar de rede social mais consumida no Brasil (Reprodução/Divulgação)


A nova geração e as Big Tech

A empresa Dazed Estúdio, em levantamento apresentado no Brasil pelo site The Summer Hunter, expôs o princípio de algo preocupante, chamado “declínio das redes sociais”. Segundo a pesquisa, a instalação da nova geração com as empresas de tecnologia e a maneira como as mesmas operam as plataformas, caracterizam esse fenômeno.

Os dados apontam que apesar do aumento de consumo de tela, no geral, os usuários com idade entre 19 e 25 anos diminuem sua presença nas plataformas. Entre os motivos do ocorrido estão o posicionamento crítico em relação à forma que as redes utilizam os dados de usuários, assim como a saúde mental. 

Como resultado, algumas Big Techs enfrentam crises. Em uma delas mais de 150 mil funcionários foram demitidos nos últimos meses. As empresas de tecnologia envolvidas apontam o posicionamento como uma necessidade para reduzir custos devido a diminuição do crescimento econômico global.

Seguindo a linha, a Alphabet, conglomerado dono do Google, apresentou planos de redução de 12 mil funcionários, o mesmo que 6% da mão de obra da empresa. O CEO, Sundar Pichai, descreveu a inteligência artificial como a tecnologia mais inovadora de todos os tempos e, segundo ele, com o layoffs, a estratégia seria destinada aos talentos e capitais. Meta, Alphabet, Amazon e Microsoft, juntas cortaram 50 mil empregos. Somente a Meta anunciou a demissão de 10 mil pessoas nas últimas semanas. Em paralelo, Elon Musk, CEO do Twitter, demitiu metade dos funcionários. 

 

Foto Destaque: Instagram é a rede social mais consumida por brasileiros. (Reprodução/Freepik)

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