Inteligência artificial pode ser uma aliada na gestão das empresas

Marcos Vinícius D Por Marcos Vinícius D
3 min de leitura

Você já parou para se perguntar como podem ficar os salários na era da inteligência artificial? Mas calma, não é nada sobre as máquinas tomarem os empregos dos humanos e os condenando às baixas remunerações por causa do grande número de desempregados como na visão dos mais pessimistas em relação ao futuro da nossa tecnologia. A inteligência artificial pode ser uma ferramenta aliada valiosíssima para a gestão de pessoas dentro de uma empresa. O uso dessa tecnologia pode oferecer uma melhor análise otimizada sobre a produtividade e remuneração dos colaboradores, levando a empresa a tomar decisões com base em dados ou ajustar as estratégias que levem as operações à eficiência e maior competitividade dentro do seu mercado.

A IA é capaz de analisar os dados sobre remunerações e em diferentes setores, localizações geográficas diferentes e estágios de experiência. Permitindo que a corporação analise as suas atividades e salários oferecidos com outros players do mesmo segmento em qualquer lugar do mundo. Ela pode também identificar discrepâncias salariais, fazendo com que a gestão tome medidas para oferecer pacotes de remuneração e benefícios em equidade aos empregados.


Planejamento. Reprodução: CourtNeyk/iStock


Além disso, com o uso da inteligência artificial, a recomendação de remuneração compatível para diferentes níveis de cargos se torna mais rápida. A IA analisa, através de algoritmos, um conjunto de fatores que levam em consideração as habilidades, tempo de experiência, formação, desempenho profissional e comportamental na hora de sugerir um valor justo a ser pago. Com essa avaliação de desempenho baseada em dados, a organização pode elevar a motivação e engajamentos dos funcionários estabelecendo uma cultura meritocrática que considera o desempenho individual de cada pessoa. Assim é possível definir um sistema de recompensas e bônus mais justo e ágil e também promover a retenção de talentos ao premiar os colaboradores insatisfeitos.

A inteligência artificial pode ser uma inovação que venha agregar mais valor no dia a dia dos trabalhadores e empresas. Os gestores que adotarem o seu uso à estratégia de negócios e planejamento orçamentário podem aumentar a capacidade de uma corporação de ser mais eficiente, competitiva e sustentável a longo prazo.

Foto destaque: IA. Reprodução: David Gyung/iStock

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile