Segundo o órgão responsável pela vigilância de dados do Reino Unido na última sexta-feira (6), o aplicativo supostamente não avaliou de maneira adequada os riscos de privacidade do seu assistente virtual com inteligência artificial para as crianças. O órgão aguarda uma resposta do Snapchat para tomar qualquer decisão.
ICO
Já o Gabinete do Comissário de Informação (ICO) afirmou que se a empresa estadunidense não ajustar essas falhas apropriadamente, o “My AI” que foi divulgado em abril, será bloqueado no Reino Unido.
De acordo com o Comissário de Informações, John Edwards, a investigação concluiu de forma provisória, que o Snapchat possui falhas importantes que não identificam e avaliam adequadamente os riscos em relação a privacidade de dados de crianças e outros usuários antes de lançar o “My AI”.
John Edwards, Comissário de Informações da ICO. (Foto: Reprodução/Ppl Ware/Lorena R7)
Apesar disso, o aplicativo de mensagens instantâneas, manuseados em sua maioria por jovens, não teria necessariamente violado as leis britânicas de proteção de dados ou que o ICO emita uma notificação de execução.
A empresa de mensagens já está ciente dos erros e está analisando a notificação da ICO, também afirma que está empenhada com a privacidade de seus usuários.
“My AI” do Snapchat. (Foto: Reprodução/The Tab)
O porta-voz da empresa de mensagens disse: “O ‘My AI’ passou por um processo robusto de revisão legal e de privacidade antes de ser disponibilizado publicamente… continuaremos a trabalhar de forma construtiva com a ICO para garantir que eles se sintam confortáveis com nossos procedimentos de avaliação de risco.”
O Gabinete do Comissário de Informação continua apurando como o “My AI” trata os dados pessoais de aproximadamente 21 milhões de usuários do Snapchat no Reino Unido, incluindo crianças e jovens de 13 a 17 anos.
A polêmica inteligência utilizada pelo Snapchat, é alimentado pelo ChatGPT da OpenAI, sendo o exemplo mais popular de inteligência artificial generativa.
Medidas de proteção aos jovens
O aplicativo anunciou recursos de segurança no mês passado, a fim de dificultar que adolescentes se conectem com estranhos. Essa medida valeria para jovens de 13 a 17 anos.
Atualmente os jovens são obrigados a serem amigos ou terem outros usuários na lista de contatos antes de iniciar conversas. Um aviso dentro do aplicativo será exposto, caso um usuário tente adicionar alguém que não possui amigos em comum ou que não está em seus contatos.
Foto Destaque: Evan Spiegel, fundador e CEO da Snap Inc em apresentação do “My AI” na California em 2023. Foto: Reprodução/Dailymail