INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Investidor processa Binance e presidente executivo, Changpeng Zhao, por causa de propaganda enganosa em relação a venda do Terra USD

 

A corretora Binance e Changpeng Zhao, CEO da companhia, foram acionados juridicamente hoje (13) por um investidor que defende o argumento de que a empresa induziu o consumidor à erro quando ofertou o Terra USD como um ativo sem riscos, antes da catástrofe que atingiu diretamente os valores do stablecoin no mês de maio.

Nos autos do processo as alegações de Jeffrey Lockhart são de que a Binance divulgou informação falsa sobre o Terra USD quando o classificou com lastro em moeda fiduciária, mera ficção, pis nem registro o título possuía. Ele foi mais longe e afirmou que omissão da Binance na hora de efetuar o registro formal onde se apresenta como uma bolsa de valores dificulta publicações sobre seu ativos oferecidos no mercado negociados pela plataforma, a falta de transparência acaba lesando os investidores.

“A Binance nos Estados Unidos lucra com cada negociação e, portanto, tem um forte incentivo para vender ativos digitais, independentemente de sua conformidade com as leis de valores mobiliários”, declarou Lockhart em processo no tribunal federal de San Francisco. “Do ponto de vista da Binance, quanto menos divulgação, melhor.” Em resposta um porta-voz da firma afirmou que o registro da mesma está sob a chancela do FinCEN, que representa um coletivo de autorregulação do segmento de finanças, que atua dentro dos parâmetros e regulamentos aplicados. “Essas afirmações não têm mérito e nos defenderemos vigorosamente”, comunicou o porta-voz, ressaltando que a exchange vai retirar o Terra USD, e concluiu dizendo que a decisão foi concluída antes do processo, acredite se quiser.

 


O mercado dos criptoativos tem deixado alguns investidores furiosos, dessa vezum deles acabou processando a Binance, do chinês-canadense Changpeng Zhao, mais conhecido como CZ. (Foto:Reprodução/Coinparative).


O investidor busca mover uma ação de classe coletiva com outros que se sintam prejudicados pela conduta da Binance que os induziu ao erro na hora da conclusão do negocio e fechamento da venda. A abertura da ação deflagrou-se depois que um grupo e senadores americanos proporem na última semana lei que colocaria a Comissão de Negociação de Commodities (CFTC) como figura principal na regulação do mercado das criptomoedas, em detrimento da Comissão de Valores Mobiliários (SEC)

Conhecida por ser mais transigente com as negociações ocorridas no mercado dos criptoativos, diferentemente da SEC que define que os ativos digitais devem ser entendidos a luz da mesma natureza dos títulos. Dentro desse debate as moedas digitais continuam sofrendo uma queda vertiginosa nessa segunda-feira, com a mais famosa de todas, o bitcoin, chegando ao piso em 18 meses, o ether ostentou uma queda que chegou à 18%.

A companhia do executivo chinês-canadense ja foi a maior exchange de criptoativos do mundo em volume de negociações, em abril de 2018. Mesmo assim as polêmicas estão sempre presentes na trajetória da Binance. No ano de 2021, é bom lembrar, CZ, como é conhecido Zhao, afirmou que renunciaria ao cargo durante o período que a plataforma de moedas digitais, com maior quantitativo de negociações, se adequava aos processos formais para se tornar uma instituição financeira regulamentada.

Até o Brasil já entrou no radar da empresa, quando através de videoconferência, foi realizada reunião entre o fundador da Binance e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em maio desse ano. Foi o terceiro encontro entre o CEO e alguma autoridade publica no país.

Foto destaque: Reprodução/CoinBilgi

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...