Meta aposta em nova rede social para concorrer com Twitter

Marcos Vinícius D Por Marcos Vinícius D
3 min de leitura

A Meta pretende lançar em breve a sua mais nova rede social que promete ser a concorrente direta do Twitter, segundo fontes ouvidas pela BBC. O projeto do novo aplicativo, por enquanto chamado internamente de “Project 92”( ou simplesmente P92), é baseado em publicações de texto. Além disso, ele deve permitir integração com outras redes sociais, como Instagram e Mastodon, através do protocolo de mídia social descentralizado ActivityPub. “Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto”, confirmou o diretor de produtos da Meta à BBC, Chris Cox.

Durante essa semana, capturas de tela sobre o “possível” layout da nova plataforma começaram a circular nas mídias sociais. A imagens da aparência do “suposto” feed lembram bastante a do Twitter, o que pode funcionar como uma forma de atrair pessoas que ficaram insatisfeitas com o passarinho azul após ser comprado por Elon Musk. O material divulgado com exclusividade pelo site The Verge, é parte de uma reunião feita por Cox em apresentação interna do novo serviço na última quinta-feira (08). Ele teria chamado o P92 de resposta da Meta ao Twitter.


Capturas de tela do P92. Reprodução: Meta/The Verge


Cox acredita que há uma oportunidade para um espaço onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses. A dona do Facebook, disse que ouviu criadores digitais e figuras públicas para a idealização e construção do projeto que relataram o desejo de uma nova rede que seja “gerida de maneira sensata”. Na lista de figuras conhecidas que se comprometeram a usar o P92 estão a apresentadora Oprah Winfrey e o polêmico líder religioso Dalai Lama.

Até o momento, a Meta ainda não foi divulgou uma data de lançamento de sua nova criação. Mas afirmou que será em breve. Há especulações que a apresentação oficial do P92 pode ser no final de junho. Um nome mais atraente também deve ser escolhido, como o “Threads”, segundo documentos que o The Verge teve acesso.

Foto destaque: Logo do Facebook e Meta. Repodução: Kira-Yan/Istock

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile