Meta lança função de inteligência artificial que cria músicas

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
3 min de leitura

Na quarta-feira (2), a Meta divulgou o funcionamento da AudioCraft, que é uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) onde usuários serão capazes de criar sons do início com base em textos. Esta nova função permitirá a criação de músicas. A Meta convidou pesquisadores e profissionais da música para experimentarem a ferramenta.

A plataforma é uma combinação de outros três modelos de inteligência artificial: o MusicGen, responsável por criar música através da entrada de texto; o AudioGen, tem a mesma função, mas com a diferença de ter sons ambientes, como por exemplo passos, batidas e barulhos de animais; e por último, o EnCodec, que funciona como um aprimorador de sons utilizados no AudioGen e EnCodec.

Vale lembrar que o EnCodec foi apresentado em 2022 com a função de melhorar a qualidade no compartilhamento de áudio não apenas de música, mas também na qualidade dos sons. A empresa tinha foco nas chamadas e mensagens de voz em momentos de conexão de rede fraca. Com a evolução da ferramenta e a união das plataformas AudioGen e SoundGen os sons sintéticos e as músicas geradas por IA podem parecer mais reais.

Enquanto alguns artistas já estão utilizando a IA para ajudar na criatividade na hora de criar músicas, outros criticaram as violações de direitos autorais. Paul McCartney, que se entusiasmou com a ideia, já anunciou que uma música dos Beatles será finalizada com o uso da inteligência artificial.


Imagem ilustrativa de composição de músicas. (Foto: reprodução/Freepik)


Meta

A Meta é uma empresa de tecnologia e inovação fundada por Mark Zuckerberg para criar soluções tecnológicas e estratégia digital com a função de conectar pessoas. A Meta é dona de algumas das maiores redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e o Instagram.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial generativa é capaz de gerar textos, imagens e outras funções a partir de quando um usuário faz uma solicitação em linguagem comum. Com o crescimento e melhorias na IA, cada vez mais empresas e pessoas estão utilizando essa ferramenta. O seu uso ainda é muito criticado por questões éticas que envolvem violação de direitos autorais, além de ser um possível disseminador de notícias falsas.

 

Foto destaque: Logo da empresa Meta. Reprodução/Meta

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile