Schmitt e Eugene Cernan à superfície lunar, novas descobertas estão lançando luz sobre a idade e a formação da Lua. De acordo com um estudo recente, a Lua é cerca de 40 milhões de anos mais antiga do que se acreditava anteriormente, tendo se formado há mais de 4,46 bilhões de anos. A principal teoria sobre a formação da Lua envolve um impacto gigante, no qual um objeto do tamanho de Marte chamado Theia colidiu com a Terra primitiva. Isso resultou na ejeção de magma, que eventualmente se solidificou para formar a Lua. No entanto, determinar a idade exata desse evento tem sido um desafio.
Teorias explicam como a Lua pode ter se formado a partir de impacto (Foto: Reprodução/Eternos Aprendizes)
Peças valiosas na datação da idade da Lua
Os cientistas usaram uma técnica avançada chamada tomografia por sonda atômica para analisar cristais de zircão encontrados em uma rocha ígnea coletada por Schmitt na Lua. Esses cristais de zircão puderam se formar após o resfriamento do magma lunar. A análise dos átomos de urânio e chumbo nesses cristais revelou a idade da Lua.
O cosmo químico Philipp Heck, diretor sênior de pesquisa do Field Museum de Chicago e professor da Universidade de Chicago, destacou a importância dessas descobertas. Ele mencionou que o impacto gigante que formou a Lua foi um evento cataclísmico para a Terra, afetando sua rotação e, posteriormente, tornando o planeta habitável.
Amostras coletadas na missão
A pesquisa é notável não apenas pela revelação da idade da Lua, mas também pelo fato de ter sido realizada em amostras coletadas durante a missão Apollo 17, que ocorreu há mais de meio século. A capacidade de realizar análises detalhadas com métodos científicos modernos em amostras antigas demonstra o progresso significativo da ciência ao longo dos anos.
Bidong Zhang, cientista planetário da UCLA e coautor do estudo, enfatizou a durabilidade do mineral zircão, que é encontrado em alguns dos minerais mais antigos na Terra, em Marte e na Lua. Segundo ele, “o zircão, e não o diamante, dura para sempre.”
Foto destaque: a Terra primitiva antes do evento cataclísmico que deu origem à Lua. Reprodução/Canal tech