A NASA, Agência Espacial Norte-americana, está trazendo amostras de asteroides, especificamente o asteroide Bennu para o planeta Terra. A missão da espaçonave OSIRIS-REx teve como objetivo trazer fragmentos do asteroide para que possa auxiliar os pesquisadores na investigação em como os planetas se formaram e como a vida começou, assim como pode melhorar o conhecimento sobre os asteroides que podem impactar o planeta em que vivemos.
A espaçonave OSIRIS-REx foi lançada em 2016 na direção do asteroide, mas só conseguiu coletar as amostras quatro anos depois, em 2020. A missão foi concluída e retornará à Terra no domingo, 24 de setembro, com material do asteroide. Segundo a NASA o objeto rochoso Bennu está em segundo lugar em uma lista com os asteroides mais perigosos com potencial para colidir com a Terra, a estimativa de colisão é de 1 em 2700 entre os anos 2175 e 2196.
Live da chegada da espaçonave
A agência espacial convidou o público para participar virtualmente da cobertura ao vivo da chegada da espaçonave. Quem se cadastrar terá acesso a recursos selecionados e informações específicas da missão entregues diretamente no e-mail. Quando forem concluídas as atividades, os convidados virtuais receberão um selo colecionável específico da missão para que possa colecionar em seu passaporte virtual de convidado.
A cobertura ao vivo está programada para às 11h, horário de Brasília e será transmitida através do site da agência espacial e em suas redes sociais, como o YouTube, X (antigo Twitter), Facebook e o aplicativo da NASA.
Imagem ilustrativa de asteroide no espaço. (Foto:Reprodução/9866112/Pixabay).
Como acontecerá o pouso da espaçonave OSIRIS-REx
Assim que a espaçonave aterrissar, irá liberar uma cápsula contendo pedaços do asteroide sobre a atmosfera terrestre. A cápsula, por meio de um paraquedas, chegará no Campo de Testes e Treinamento do Departamento de Defesa de Utah, nos Estados Unidos, onde a equipe estará posicionada para recuperá-la.
Foto destaque: Modelo de treinamento da cápsula de retorno de amostra da missão OSIRIS-REx, em Utah. Reprodução/NASA/Keegan Barber.