A NASA realizou mais uma parte de seu expedição em Marte. O pequeno helicóptero ”Ingeniuty” fez sua 41° voo pela superfície do planeta vermelho. No dia 27 de janeiro, ele percorreu uma distância horizontal de 183 metros, atingindo uma altitude de 10 metros, em 109 segundos. Sua velocidade máxima foi de 10,7 km/h. O resultado foi bastante animador, já que a expectativa era que o veículo conseguisse fazer apenas oito voos. Segundo o portal Space, antes desse helicóptero, nenhuma nave humana havia sobrevoado a atmosfera fina de Marte.
Ilustração da ”Ingeniuty” pousando em Marte. (Foto: Reprodução/NASA)
Seu objetivo é dar informações aéreas aos cientistas, procurando descobertas interesantes e desbravar uma rota tranquila para outro veículo da NASA: o ”Perserverance”. Este, percorre pelo solo, e o ”Ingeniuty” está encarregado de achar caminhos para percorrer a superfície do planeta vermelho. Em Marte, a crosta é cheia de rochas e crateras, e é chamada de Jazero. As imagens divulgadas pela agência mostram colinas do planeta, e estão em timelapse, nas redes sociais da NASA.
Ingeniuty
A mais recente criação e lançamento da NASA tem o tamanho de um carro. Ele pousou no planeta vermelho em fevereiro de 2022, acoplado a rover ”Perserverence”. A região destinada para observação é de 45 quilômetros de largura, que abrange um enorme lago antigo e um delta de rio. Segundo a agência, sue primeira missão foi no dia 19 de abril de 2022. Desde então, ele já sobrevoou 8.191 metros, e ficou no ar de Marte por 67,7 minutos. Sua maior altitute foi de 14 metros.
Os dois veículos que estão por lá farão um trabalho conjunto de coleta de dados e objetos. Eles ditarão o ritmo e o tipo das próximas missões destinadas ao planeta vermelho. A expectativa é pela chegada dos materias à terra, como rochas e algum tipo de líquido encontrado na superfície de Marte.
Foto Destaque: Ingeniuty. Divulgação/O Globo