O caos e o hype das campanhas de moda “falsas” ultrarrealistas

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
6 min de leitura

A internet está repleta de criações fantásticas de marcas que os consumidores nunca verão em carne e osso. Especialistas, incluindo o criador por trás da viral “Le Bambino” de Jacquemus, discutem a oportunidade inexplorada – e os riscos que vêm com ela. Kati Chitrakorn contou sobre para a Vogue Business.

O vídeo que a marca francesa Jacquemus compartilhou de um ônibus em forma da bolsa Le Bambino percorrendo as ruas de Paris na última semana, viralizou de forma rápida. Já são mais de 10.000 comentários no Instagram, muitos gostaram da ironia, já que as bolsas são tipicamente mini.

Apesar de a cena ser hiper-realista, levou algumas pessoas a se perguntarem se os ônibus Jacquemus haviam sido construídos de verdade ou não, as bolsas superdimensionadas não existem na realidade. Jacquemus conseguiu a proeza usando imagens geradas por tecnologia por Ian Padgham, fundador da Origiful, uma produtora de vídeo sediada na França. A índole realista da cena nos mostra o quanto a tecnologia caminhou em apenas alguns anos, trazendo luz à uma oportunidade real (e um perigo) para as marcas, porque torna mais difícil a distinção entre o que é “real” e o que não.

As “bolsas-ônibus” em Paris


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O aumento no engajamento é claro. O post de Jacquemus tem mais de um milhão de likes no Instagram, e foi visualizado mais de 12 milhões, além de acumular 1,5 milhão de curtidas no TikTok, superando o engajamento normal da marca em ambas plataformas.

Entretanto, a manipulação de imagens e vídeos traz riscos para as marcas. Uma foto do papa vestindo uma jaqueta da Balenciaga, acumulou milhões de visualizações e causou um burburinho nas mídias sociais, foi confirmada como fake; criada de maneira digital por um designer. 

Existe uma demanda ainda maior de disseminação se identidades humanas estiverem envolvidas, acredita Watson da NYU. Os avatares de jogos estão com prioridade às identidades da vida real, e os influenciadores virtuais estão se mesclando com os da vida real . As pessoas procuram aqueles em quem confiam para obter conselhos e tomar decisões com base na informação, o que torna as identidades humanas mais perigosas do que a arte gerada digitalmente, argumenta Watson.

Foto de capa: “Le Bambino”. Reprodução/Jacquemus

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