INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

“O que fazer em um ataque nuclear?” Cientistas apontam o que fazer

O maior pesadelo da humanidade é uma futura guerra nuclear, mas algumas atitudes podem garantir a sobrevivência, caso seja necessário.

A palavra “nuclear” é suficiente para gerar atenção e causar um certo nível de desconforto nas pessoas, quando se junta a palavra “guerra”, a coisa mais sábia a se fazer é temer. Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, o presidente Putin tem ameaçado não só a Ucrânia, mas ao mundo inteiro com o uso de armas nucleares, em discursos e assembleias. Conforme as forças ucranianas resistem e recuperam partes de seu território, as ameaças têm se tornado cada vez mais frequentes.



Kherson, Zaporizhzhia e Donetsk vem sendo retomados pelo exército ucraniano, Lugansk permanece com total controle russo; mapa de 03 de outubro. (Reprodução/Twitter)


Existem diferentes tipos e tamanhos de armas nucleares, mas as bombas modernas explodem ao desencadear uma reação de fissão. A fissão é a divisão do núcleo de átomos pesados em átomos mais leves, liberando nêutrons, que podem atingir o núcleo de átomos próximos dividindo-os e começando uma reação em cadeia fora de controle.

Foram bombas de fissão que destruíram Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial; elas tinham potência de 15 e 20 quilotons de TNT. As armas modernas, contudo, são muito mais poderosas.



Bomba Tsar, soviética, foi a bomba nuclear mais potente já detonada, com 57 megatoneladas de TNT em 1961. (Reprodução/Youtube)


“Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as pessoas próximas à explosão se protejam virando as costas e protegendo os olhos, caindo no chão com o rosto para baixo e as mãos dobradas por baixo e, se possível, cobrindo o nariz e a boca com um pano. A melhor coisa que os sobreviventes podem fazer é ‘entrar e ficar dentro’.” disse Kathryn Higley, professora de ciência nuclear da Oregon State University.

Uma pessoa que sobreviveu à explosão deve procurar abrigo para evitar que material radioativo prejudicial entre em contato com sua pele. Os melhores abrigos são edifícios de tijolos ou concreto de vários andares, com poucas janelas e porões.

Os sobreviventes devem ainda desligar os sistemas de ventilação e fechar as portas e janelas até que a nuvem de precipitação tenha passado, todo o contato com o ar externo deve ser evitado. Os que foram expostos devem remover as roupas, que foram contaminadas, e lavar as partes do corpo que foram expostas.

Foto Destaque: Bomba nuclear. (Reprodução/Instagram)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 14 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.