INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

O que fazer para proteger você e sua empresa dos ataques cibernéticos

Com certeza você conhece alguém ou alguma empresa que já foi vítima de um ataque cibernético. Pode até ter acontecido com você mesmo e nem foi percebido. Tal ataque ocorreu com a companhia de saúde Fleury, que sofreu seu segundo ataque hacker em menos de dois anos. No primeiro, em junho de 2021, sofreu um ransomware, que é quando há um roubo de dados com pedido de recompensa para recuperá-los. 

Os números do ano passado podem assustar um pouco, com 68% das empresas brasileiras tendo relatado que sofrem algum tipo de ataque cibernético, segundo o estatuto da The State of Ransomware 2023, da empresa global de cibersegurança Sophos, houve um aumento de 24% em relação ao ano passado. “Não é uma questão de ‘se ‘, e sim de quando você será atacado”, diz André Fleury, head de cibersegurança da Accenture na América Latina. 


Hackers estão espalhados pelo mundo inteiro, mas é difícil pará-los. (Foto: reprodução/ Tudocelular.com) 


Dito isso sabemos que esses ataques podem gerar prejuízos gigantescos, principalmente financeiros, porém há meios de se proteger deles. Vamos a algumas dicas dadas por especialistas em cibersegurança entrevistados pela Forbes Brasil. Primeiramente devemos proteger nossas senhas, com caracteres especiais, evitar senhas repetidas e é bom trocá-las sempre. 

Outra dica que pode ajudar é separar o pessoal do profissional. Evite usar máquinas corporativas para resolver assuntos pessoais e vice-versa, e também não se deve usar o e-mail da empresa para criar contas que não estejam relacionadas a sua atividade profissional. 

A terceira dica é duvidar de e-mails fora do comum ou muito tentadores. Mesmo vindo de alguém da sua rede de trabalho, é sempre bom que não se abra links ou baixe arquivos que sejam duvidosos. É sempre importante confirmar bem antes de realizar tais atos. 

A penúltima dica é bastante importante pois fala de evitar usar redes públicas para resolver assuntos do trabalho, principalmente entrar em alguma plataforma corporativa, como por exemplo a de aeroportos ou eventos. 

Já a quinta e última dica é para sempre manter os sistemas atualizados, pois a cada atualização disponível o sistema de segurança tem suas falhas corrigidas descobertas por quem desenvolveu. Isso se torna ainda mais importante em máquinas onde há informações sigilosas. 

Foto destaque: A autenticação de dois fatores pode auxiliar na segurança de suas senhas. Foto reprodução/ Forbes

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...