A empresa americana Sports 10, que faz a gestão da marca Pelé desde 2009, está criando uma versão virtual hiper-realista do Rei do Futebol que morreu no dia 29 de dezembro de 2022. O avatar tem o intuito de eternizar a presença do ex-jogador nas redes sociais. Este avatar foi inspirado nas feições do Pelé quando tinha 30 anos.
Segundo a GloboNews, a tecnologia é a mesma utilizada em produções de Hollywood e vai interagir com os 19 milhões de seguidores que o Rei do Futebol tem em seus perfis no Instagram e Twitter.
O contrato da Sports 10 sob a gestão da marca Pelé tem 99 anos. Os perfis de Pelé vão focar, a partir de agora, em projetos educacionais e sociais.
O avatar de Pelé terá feições de quando o Rei do Futebol tinha 30 anos (Foto: Reprodução/Forbes)
Avatares
Alguns influenciadores digitais que assumem formas humanas, vêm sendo utilizados há alguns anos como forma de interação e engajamento. No Brasil, a Lu, do Magazine Luiza, está na vanguarda de uma série de outros personagens que vieram posteriormente.
Em novembro de 2022, a apresentadora Sabrina Sato lançou a Satiko, seu avatar, em formato virtual. No exterior, Lil Miquela, que aposta no ultrarrealismo, também se tornou uma personagem conhecida. Com a popularização do metaverso e o aumento nos casos de marcas envolvendo interações virtuais, o termo ganhou ainda mais força. Na China, no entanto, o conceito de avatar foi substituído pelo de meta-humano.
De acordo com o game designer e professor do curso de Sistemas de Informação da ESPM, Vicente Martin, é a mesma premissa de tecnologia, contudo, com algumas diferenças de contexto e aplicações.
Os chineses conheceram, pela primeira vez, em maio de 2022, a Ayayi, uma meta-humana criada pela Ranmai Tecnologia. Dentre os diversos tipos de atuação, ela está em uma plataforma de comércio eletrônico chamada Xiaohongshu e em sua primeira postagem alcançou três milhões de visualizações. O termo meta-humano ganhou popularidade no país depois da plataforma de marketing digital Social Beta utilizá-lo em um artigo, no mês de junho de 2022.
“O fato de ter sido a primeira meta-humana virtual influencer, como a empresa que a criou define, é, sem dúvida, um bom elemento de marketing para vender a imagem de inovação da personagem. Neste caso, o conceito de meta-humano está muito mais ligado ao fato de ela ser realista, o que, de certa forma, não muda muita coisa em relação aos avatares que conhecemos por aqui.”, disse o game designer
Durante a CES, em Las Vegas, em janeiro de 2020, a Samsung, através de sua marca Neon, apresentou uma tecnologia de avatares virtuais que utiliza inteligência artificial (IA) como base. Na ocasião, a empresa apresentou os termos “humanos artificiais”.
Foto Destaque: Pelé terá uma avatar hiper-realista eternizado nas redes. (Reprodução/Instagram pele)