Perto de R$ 13 bi é o potencial agregado na Brasil Game show um dos grandes acontecimentos do mercado gamer

Pablo Alves Por Pablo Alves
3 min de leitura

 

Um dos segmentos que tem capacidade de alcançar mais de R$ 13 bilhões e tem manufatura global movimentando valores acima de U$$ 200 bilhões, é o ambiente onde se realizada a feira da Brasil Game Show (BGS), um dos principais acontecimentos do segmento de gamers da América do Sul que está de volta depois de uma parada forçada em decorrência da Covid-19, pandemia que abalou o mundo. Em 2022 a feira teve início no dia 6, e vai até o dia das crianças, 12 de outubro. Num total de 12 mostras, é estimado pela BGS que aproximadamente 2 milhões de aficionados foram aproveitar as atrações e sentir na pele as experiencias proporcionadas no evento.

A previsão dos organizadores da feira é que o encontro de 2022 ultrapasse os cerca de 340 mil pessoas que compareceram ao BGS de 2019, último realizado. A escolha do marketing fez a publicidade do evento ainda mais especial, o “De Volta ao Jogo”, que fortifica a relevância e o sucesso da convenção na cena game. Contando streamers, criadores de conteúdo e desenvolvedores que estão na lista dos mais badalados games do planeta, a edição vai ultrapassar o numero de 400 marcas participadoras.


Uma infinidade de jogos estarão disponiveis para os apaixnados pelos games. (Foto: Reprodução/OlharDigital).


Logitech, Ubisoft, Acer, Capcom, HyperX, Magalu e outras fazem parte da lista. Na feira serão realizadas competições como a Los Grandes, Loud e Fluxo, que estão na lista das mais notáveis entidades de e-sports do território. A Copa Nobru, produzida pelo astro do streamer, Bruno Goes,  junto com a Forbes Under 30 Nobru e contará com uma arena.

Atualmente os jogos eletrônicos são tão comuns que foram além de um segmento de mercado, muito graças aos smartphones que deixaram os games acessíveis popularizando o hábito e inserindo o gamer num lugar comum entre os brasileiros. A análise feita pela nona edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), a mais importante do segmento, apontou aumento de 2,5 pontos percentuais comparado com 2021 com 74,5% da mostra populacional brasileira que afirmou jogar em 2022.

Curiosamente em relação aos jogadores, a pesquisa apresentou que a etnia que se identifica como parda ou preta é onde mais gamer foram encontrados (49,4%, no total), seguido pelos declarantes identificados como brancas (46,6%). A faixa etária dos adeptos na maioria está entre 20 a 24 anos, no Brasil, com 25,5%. O que ficou claro é que esse hábito ainda reina entre os adolescentes entre 16 a 19 anos (17,7%), indivíduos entre 25 e 29 anos ficam nos (13,6%).    

Foto destaque: BGS 2022. Reprodução: Tecmundo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile