É notável que cada vez mais as pessoas utilizam algum tipo de tecnologia para seu conforto, customização ou até mesmo por experiências. E segundo pesquisa realizada pela consultoria EY, os brasileiros são mais “heavy users” do que os outros países.
EY Future Consumer Index
A pesquisa denominada “Future Consumer Index (FCI)”, em relação aos brasileiros: 82% assinam algum serviço de streaming de vídeo; 75% ouviram streamings de áudio nos últimos meses; 84% administraram dinheiro por meio de site ou aplicativos de banco; e 58% se relacionaram com amigos e familiares em plataformas de vídeo. Já quando se fala em nível global, elas decrescem, nesta mesma ordem, 63%, 62%, 77% e 53%.
A pesquisa que avalia todos os tipos de consumidores e tudo relacionado a ele, nesta edição de 2023, analisou mais de 21 mil pessoas em 27 países, sendo eles: Brasil, Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Nigéria, África do Sul, Arábia Saudita, Índia, China, Japão, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suécia, Noruega, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Finlândia.
É inegável o importante papel que a tecnologia tem desempenhado na vida das pessoas, e quanto a isso, a maioria dos entrevistados se mostrou confiante a respeito dela, acreditando que ela não substituirá todas as funções que existem atualmente: 53% dos brasileiros afirmam que têm alguma compreensão do que é Inteligência Artificial; 62% consideram que a automação irá proporcionar uma maior concentração no trabalho que realizam; 65% não conseguem presumir se seu papel será completamente substituído pela tecnologia e 62% acreditam que o governo precisa agir para regular o seu uso.
Logo da consultoria EY. (Foto: reprodução/ EY)
Insegurança em relação a tecnologia
Simultaneamente, as soluções digitais concedem o acesso as empresas para que elas se apoderem de dados cada vez mais, detectando novos insights, examinem produtos e rebatam rapidamente às mudanças do mercado, ainda se torna em evidência as preocupações sobre confiança digital e segurança cibernética. E devido a isso, 71% dos brasileiros se mostraram muito aflitos com roubo ou fraude de identidade, 69% estão muito angustiados com segurança de dados e violações ou download de um vírus e 66% estão muito preocupados com empresas que vendem suas informações pessoais a terceiros.
Roubo de dados é uma das preocupações dos brasileiros. (Foto: reprodução/ Varonis)
Apesar disso, os consumidores brasileiros continuam propensos a compartilhar seus dados com as marcas para conseguir algum benefício em troca: 67% preferem compartilhar para ganhar ofertas customizadas de marcas com as quais têm um vínculo; 67% optam por sugestões personalizadas para alternativas mais baratas na troca de dados, 61% estão predispostos a compartilhar seus dados intencionando uma experiência online totalmente personalizada e 41% utilizam o recurso de preenchimento automático e deixam senhas salvas em plataformas digitais.
Foto Destaque: Utilidades encontradas no celular. (Reprodução/ Proteste)