Pesquisa mostra quais aplicativos são mais excluídos no Brasil e no mundo

Mateus Lima Por Mateus Lima
3 min de leitura

O armazenamento de um smartphone é realmente um bem precioso, pois é usado para armazenar nossos apps, fotos, vídeos, documentos, etc. Segundo pesquisa realizada pela AppsFlyer, líder global em pesquisa de dados para aplicativos, os jogos são os que mais sofrem com desinstalações.

Logo em seguida aparecem as ferramentas de redes sociais, educação, utilidades, entretenimento, finanças,  estilo de vida, alimentos e bebidas, compras  e viagens.

Com a variedade de capacidades de armazenamento dos smartphones, que vão de 32 GB nos modelos básicos até 1 TB nos mais avançados, convencer alguém a baixar um aplicativo se torna um grande desafio para qualquer empresa.

No geral, 1 a cada 2 aplicativos de jogos são excluídos dentro 1 mês. Essa é uma consequência da realidade onde os usuários instalam novas ferramentas de maneira desenfreada. Caso o app não provoque uma boa impressão, ele normalmente é eliminado o mais rápido possível.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>De acordo com a AppsFlyer, os <a href=”https://twitter.com/hashtag/aplicativos?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#aplicativos</a> de jogos sofrem com as maiores taxas de desinstalação, seguidos pelas <a href=”https://twitter.com/hashtag/plataformas?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#plataformas</a> sociais e educacionais.<br><br>Leia mais em: <a href=”https://t.co/guiKbBHdVi”>https://t.co/guiKbBHdVi</a></p>&mdash; Forbes Brasil (@ForbesBR) <a href=”https://twitter.com/ForbesBR/status/1625940507745558528?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Na maior parte dos casos, o percentual de desinstalação em nações emergentes como a Argentina, 43%, é superior do que a porcentagem média de desinstalação de 36% nos países de Primeiro Mundo: Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Reino Unido, França e Alemanha. Em âmbito global, a diferença média foi de 28%. A pesquisa aponta que as desinstalações são um desafio enorme para as fabricantes. 

Por esse motivo, os apps precisam definir suas taxas de desinstalação, além de compreender os motivos que levaram os consumidores a desinstalar e como as empresas podem diminuir esse problema. Conforme o levantamento, a taxa de desinstalação é maior no primeiro dia de uso. No entanto, é necessário que o contato inicial com o aplicativo seja de fato agradável para o indivíduo. 

De acordo com o serviço pCloud, o aplicativo que ocupa memória é o United Airlines (437,8 MB). Em segundo lugar aparece o app de transporte Lyft (325,1 MB) e em terceiro o Uber (299,6 MB).

 

Foto destaque: Smartphone. Reprodução/Getty Images

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