INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Sludge Content: Conheça a nova tendência no Tiktok que está atraindo a geração Z

O “Sludge content”, ou conteúdo lamacento, em tradução livre do inglês para o português,  é mais uma tendência popular dentro do famoso TikTok. Surgida nos últimos meses, a novidade tem chamado cada vez mais atenção do público que faz parte da geração Z (pessoas nascidas entre o final dos anos 1990 até 2010). E tem esse nome simplesmente por combinar em uma mesma tela a reprodução de diversos outros vídeos aleatórios ao mesmo tempo.

A visualização do conteúdo que pode ser encontrado apenas utilizando a hashtag #sludgecontent, pode ser bastante perturbadora para a maioria das pessoas. Mas para alguns usuários não, em comentários nas publicações “lamacentas” é possível encontrar pessoas que se agradem de tais postagens super estimulantes.

Alguns vídeos possuem telas bem divididas, o que pode facilitar a visualização de diversos conteúdos. Já outros exploram a bagunça total como forma de atrair mais público. O algoritmo do aplicativo da empresa chinesa ByteDance, faz recomendações aos usuários de vídeos que estão sendo constantemente assistidos. Quanto mais um vídeo curto é visto, mais ele será recomendado à outras pessoas.


<blockquote class=”tiktok-embed” cite=”https://www.tiktok.com/@sheawasmaybehere/video/7181241400237968686″ data-video-id=”7181241400237968686″ style=”max-width: 605px;min-width: 325px;” > <section> <a target=”_blank” title=”@sheawasmaybehere” href=”https://www.tiktok.com/@sheawasmaybehere?refer=embed”>@sheawasmaybehere</a> <a title=”contentsludge” target=”_blank” href=”https://www.tiktok.com/tag/contentsludge?refer=embed”>#contentsludge</a> <a target=”_blank” title=”♬ original sound – mahj” href=”https://www.tiktok.com/music/original-sound-7149932295234456322?refer=embed”>♬ original sound – mahj</a> </section> </blockquote> <script async src=”https://www.tiktok.com/embed.js”></script> 

Exemplo de Sludge Content. Reprodução: sheawasmaybehere/TikTok


No entanto, a nova mania na plataforma, pode ser utilizada como forma de escape social pelo seu alto grau de distração. Além de estimular o consumo de mídia sem nenhum assunto ou propósito ativo, apenas de maneira passiva e por longos períodos de tempos. O que pode ocasionar a longo prazo a perca de atenção por parte de quem os consomem.

“Este é um exemplo dessa tendência maior de conteúdo emburrecido, que deve ser consumido passivamente, em vez de de forma inteligente e ativa”, disse Saif Shahin, professor assistente de cultura digital da Universidade de Tilburg, na Holanda, em entrevista à de de TV canadense CBC. Ainda segundo o acadêmico, esse e outros fenômenos digitais ainda são poucos estudados para chegarem a conclusões concretas de seus efeitos colaterais.

Não é de hoje que o TikTok se envolve em polêmicas. Os Estados Unidos e outros países no mundo têm buscado maneiras legais de banir o APP com os argumentos de protegerem seus cidadãos. Principalmente nas áreas dos dados, mas os efeitos cognitivos do uso excessivo das mídias sociais também podem entrar em pauta.

 

Foto destaque: nikuga/Pixabay e Justine Goode / NBC News / TikTok

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...