INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Sonda que “tocou o sol” faz novas descobertas sobre os Ventos Solares

A Sonda solar Parker, que tem voado cada vez mais próxima ao Sol para descobrir os segredos da nossa estrela, chegou próximo o suficiente do Sol para realizar uma descoberta importante.

Os dados da Sonda Parker desvendaram a fonte do vento solar, fluxo de partículas energéticas que voam da Coroa (atmosfera quente do Sol) em direção ao nosso planeta.

A missão que recebeu o nome de Eugene Parker, foi lançada em 2018, com o principal objetivo de determinar como os ventos solares se comportam à medida que se formam no Sol e entender como essas ondas escapam da gravidade gigantesca da estrela.

Ao chegar a cerca de 21 milhões de quilômetros da estrela, os instrumentos da Sonda Parker captaram finas estruturas de vento solar formados perto da fotosfera, popularmente conhecida como a superfície do Sol, e analisaram detalhes efêmeros que somem conforme os ventos são soprados da Coroa.

A Sonda foi projetada para voar a uma distância de ao menos 6,4 milhões de quilômetros de altura em relação a superfície do Sol. No fim de 2021 a Sonda Parker se tornou a primeira missão a “tocar o sol”.


Ilustração da Sonda Solar Parker. (Reprodução:JHU Applied Physics Laboratory/NASA’s Goddard Space Flight Center)


A missão detectou partículas muito carregadas energeticamente que trafegam entre 10 e 100 vezes mais veloz que o próprio Vento Solar, fazendo com que os pesquisadores acreditem que o vento solar rápido é construído a partir da reconexão de campos magnéticos.

“Ela não vem só de todos os lugares em um buraco coronal; ela é subestruturada dentro de buracos coronais para essas células de supergranulação. A reconexão magnética vem desses pequenos feixes de energia magnética que estão associados com os fluxos de convecção. Creio que nossos resultados são fortes evidências de que é a reconexão que está fazendo isso”, explicou Stuart D. Bale, professor de física na Universidade da Califórnia e principal responsável pelo estudo.

Foto destaque: Sol e Mercúrio. Reprodução: Olhar Digital

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...