Lançada em setembro deste ano, a ferramenta de detecção de acidentes da Apple foi um dos principais recursos apresentados no mais recente smartphone da marca. Ao identificar o impacto do acidente, a funcionalidade aciona a emergência e liga para para parentes ou amigos de forma autônoma.
Embora ainda disponível apenas para donos do Iphone 14 e relógios Apple Watch de versões mais modernas, a função SOS é capaz de detectar acidentes com impactos frontais, traseiros e laterais, além do capotamento de veículos do tipo sedan, suv, camionete e minivans.
Em alguns países e regiões, o usuário poderá escolher o serviço necessitado, como bombeiros, polícia ou ambulâncias. Caso o dono dos dispositivos possua algum contato de emergência salvo, a opção também será utilizada, reportando sobre o ocorrido.
Quando detectado um acidente, o aparelho com a função ativada passa a emitir sons e uma mensagem em tela, com a opção de “chamada de emergência” em contagem regressiva, que se não for atendida pelo possível envolvido do impacto, ligará sozinho para os contatos de resgate local.
Para ajudar com os primeiros socorros, a Apple também recomenda aos usuários a criar uma ficha médica, indicando informações de saúde de relevância, como alergias e doenças preexistentes, que será acessada pelos paramédicos.
Como ativar a função no Iphone 14?
Caso seja dono de um smartphone recém lançado da marca e queira ativar a função, basta seguir os seguintes passos:
- Abra a aba de Ajustes no celular
- Toque na opção “SOS de Emergência“
- Em “Detecção de acidente”, ative a função “Ligar após acidente grave”.
Apenas relógios inteligentes da Apple de Series 4 ou mais modernos possuem o recurso disponível. Para ativar no Apple Watch basta fazer o seguinte:
- selecione o aplicativo ”Watch” no Iphone
- Em “Meu relógio”, toque na opção “SOS de Emergência“
- Ative a opção “Ligar para emergência”.
E pronto! Em casos de acidentes graves, o seu aparelho e relógio estarão ativos para acionar ajuda.
Testado e comprovado
Em 13 de dezembro deste ano, dois jovens dos Estados Unidos tiveram suas vidas salvas graças a função do Iphone 14, que foi acionada ao detectar um acidente de carro. Após perder o controle do veículo, os jovens despencaram cerca de 91 metros no meio de cânions no estado da Califórnia.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>satellite service on their iPhone 14, they were able to communicate to a relay center via text. The center contacted our station who dispatched us, <a href=”https://twitter.com/LACOFD?ref_src=twsrc%5Etfw”>@LACOFD</a>, patrol units, and <a href=”https://twitter.com/SEBLASD?ref_src=twsrc%5Etfw”>@SEBLASD</a> Air Rescue 5. The call center gave us an accurate latitude and longitude for the victims. Air <a href=”https://t.co/ok0qveE8rF”>pic.twitter.com/ok0qveE8rF</a></p>— Montrose Search & Rescue Team (Ca.) (@MontroseSAR) <a href=”https://twitter.com/MontroseSAR/status/1602829055119613952?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 14, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Usando o serviço de emergência do celular, eles conseguiram estabelecer contato via satélite com um centro de retransmissão via texto, que contatou a equipe de resgate para ajudá-los de helicóptero.
Foto destaque: Apple lança ferramenta que detecta acidentes e aciona resgate. Reprodução/Apple/G1.com