SpaceX irá estrear seu sistema de foguetes Starship em dezembro

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Em dezembro de 2022, a SpaceX pretende enviar pela primeira vez ao espaço seu sistema de foguetes Starship, a empresa que já tenta há anos enviar todas as partes de suas espaçonaves em conjunto, agora vai realizar um voo de demonstração na órbita da Terra.

Segundo autoridades estadunidenses, o interessante será para a Nasa, que avaliará o sucesso da primeira viagem, e assim irá decidir se nos próximos anos vão levar seus astronautas para a Lua na nave da SpaceX. Até o momento, a empresa apenas envia protótipos e partes da metade superior da nave ao espaço, numa altura a cerca de 10 km de altura, para realizar demonstrações de pouso.

A empresa de espaçonaves lançará os 70 metros de comprimento do foguete completo da Super Heavy, em conjunto dos outros 50 metros da espaçonave de última geração Starship, usando suas usuais plataformas de lançamento em empresas privadas no Texas.

Toda via, especialistas preveem que atrasos para além de dezembro podem ocorrer devido as obrigatórias revisões e testes regulatórios com o foguete em solo. Até o momento, a SpaceX, ainda não tem o aval da Administração Federal de Aviação dos EUA – órgão norte americano que supervisiona a segurança do local de lançamento comercial – para a realização da missão.


Hangar de lançamento dos foguetes da empresa SpaceX (Foto: Reprodução/Joe Raedle/AFP)


Numa transmissão ao vivo Mark Kirasichm, supervisor da Nasa no desenvolvimento do programa lunar Artemis criado pela SpaceX, explicou que a empresa do bilionário Elon Musk pretende realizar mais alguns voos testes: “Nós prevemos quatro grandes voos da nave estelar. O primeiro ocorrerá em dezembro”, declarou ele na reunião do Conselho Consultivo da Nasa.

No ano passado, a Nasa determinou que a SpaceX poderia levar até 2025 na sua nave espacial Starship, os primeiros humanos numa missão a Lua desde 1972. Missão essa que agora a empresa se resguarda a cumprir os diversos testes de voo espacial estabelecidos num contrato de US$ 3 bilhões, podendo haver atraso em decorrência.   

Foto Destaque: Espaçonave Starship da empresa SpaceX responsável pela missão de levar o homem a Lua em 2025. Divulgação/SpaceX

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile