A tecnologia do 5G ainda nem alcançou todas as pessoas e os pesquisadores já estão de olho nos próximos avanços que a internet pode trazer. Muitos já sabem e até utilizam as melhorias proporcionadas pelo 5G, mas ainda não devem saber que já está em andamento a criação de uma tecnologia ainda mais avançada a caminho, o 6G.
Os centros de pesquisas trabalham intensamente para levar o 5G aos locais que a tecnologia ainda não chegou, mas sempre de olho no futuro. Não é segredo que ainda existem locais onde a tecnologia do 5G ainda não chegou e um dos objetivos das empresas de tecnologia é levar esses avanços tecnológicos ao maior número de pessoas.
Para alcançar esse objetivo empresas de tecnologia tem pesquisado metodologias avançadas de pesquisas, como é o caso da companhia Ericsson Technologies que buscam levar melhorias na área de educação, principalmente na interação do professor com o aluno nos projetos educacionais. “Temos aqui um gene digital de um laboratório de hidráulica, onde é possível aluno e professor interagirem nesse mesmo ambiente de forma bastante imersiva e interativa. O 5G tem o papel fundamental para garantir o sincronismo perfeito entre o mundo digital e o mundo real”, explica o gerente de inovação da Ericsson, Karam Takieddine.
Mas o 5G não beneficia somente a área de educação, a tecnologia vai além e auxilia até em operações de salvamentos e operações de resgate arriscadas. Para isso é usada a tecnologia de realidade virtual, onde robôs são controlados por meio de gestos. “Você quer tirar o ser humano dessas áreas de alto ricos, você coloca um robô e através da realidade virtual você consegue controlar esse robô de forma remota e segura”, complementa Karam Takieddine.
E para quem acha que os equipamentos para a utilização do 5G só começaram a ser produzidos após o anúncio da nova tecnologia pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está equivocado. A empresa não perdeu tempo e iniciou a produção bem antes da agência reguladora lançar o edital da nova tecnologia, assim quando o pregão (modalidade de licitação) foi divulgado a empresa já estava pronta para participar. Os desafios das empresas que fornecem a tecnologia não é nada fácil: levar o 5G aos locais mais distantes de forma rápida, com qualidade e preços acessíveis.
Enquanto o 5G já está se preparando para se espalhar pelo país, pesquisadores da área de tecnologia já estão levantado informações para a próxima tecnologia, o 6G. Como é o caso do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que já possuem especialistas focados no desenvolvimento das novas possibilidades. “Uma nova tecnologia de comunicação móvel ela, normalmente, começa a ser desenvolvida 10 anos antes do lançamento comercial”, explica José Marcos Brito, pró-reitor de pós-graduação e pesquisas Inatel.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Futuro da Tecnologia Móvel: Tudo o que precisamos saber sobre a Internet 6G A Internet 6G será a próxima grande revolução na tecnologia móvel, com velocidades mais rápidas, latências baixas e capacidade de conexão sem precedentes. A… <a href=”https://t.co/jbbJ6dXRy2″>https://t.co/jbbJ6dXRy2</a></p>— Fai Informazione (@fainformazione) <a href=”https://twitter.com/fainformazione/status/1624790576376823808?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 12, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tecnologia 6G promete novas experiências aos usuários. (Reprodução/Twitter)
Segundo José Marcos, essa nova tecnologia promete revolucionar o mundo da tecnologia. “Vai trazer uma série de novas aplicações com a integração do mundo físico com o mundo biológico, com o mundo digital”, afirma o pró-reitor.
Para o pesquisador que está à frente dos trabalhos dessa nova tecnologia na Ericsson, Edvaldo dos Santos, em poucos anos iremos ter um grande avanço com a tecnologia. “No máximo até 2030, isso é uma convicção, seremos capazes de controlar movimento de coisas e objetos com estímulos do corpo humano e do cérebro. Então, você com o movimento dos dedos, e não mais com joysticks físicos, você controla uma linha de produção, você pode também aplicar esse tipo de conceito para que você venha em suporte a pessoas que tenham nascido com algum tipo de deficiência de mobilidade e assim por diante”, explica o vice-presidente de pesquisa inovação e desenvolvimento da Ericsson
Ainda não conseguimos visualizar tudo que podemos fazer com o 5G, imagina como vai ser o 6G. Edvaldo explica que a nova tecnologia proporcionará uma comunicação sensorial aos seus usuários. “Você pode fazer visitas gastronômicas fantásticas antes mesmo de escolher onde você quer jantar”, disse Edvaldo. Mas as novidades não param por aí, a nova tecnologia 6G também promete mexer com a emoção das pessoas com a transmissão holográfica, com terminais que colocam o holograma da pessoa como se estivesse ao seu lado. “Imagine uma senhora que não vê a sua filha há mais 20 anos e ter a sensação de tê-la ao lado dela, de sentir o cheiro dela é disso que estamos falando, de trazer novas emoções no relacionamento entre os seres humanos, entre pessoas”, complementou Edvaldo
E quem está ansioso por essa nova tecnologia é o influenciador e produtor de conteúdos digitais, Vagner de Oliveira. Ele produz conteúdos sobre gastronomia e a nova tecnologia promete revolucionar os seus vídeos. “Acho que vai vir uma coisa bem grande aí”, disse Vagner.
Foto destaque: Tecnologia 6G trará uma nova realidade virtual. Reprodução/Twitter