Tik Tok acusa UE de não avisar sobre suspensão do app

Jefferson da Silva Por Jefferson da Silva
2 min de leitura

Nesta sexta feira dia 24 de fevereiro de 2022, a plataforma chinesa Tik Tok disse que a Comissão Europeia não consultou o aplicativo sobre a decisão de banir os vídeos curtos dos celulares dos funcionários por motivos de segurança, essa decisão também foi acatada por outro órgão importante da União Europeia. Representantes da UE disseram que os colaboradores serão obrigados a remover o aplicativo de celulares pessoais que tenham acesso a contas corporativas.   

A direção do Tik Tok, disse que seus dados não podem ser acessados por Pequim, além disso, a plataforma relata que não foi contatada por nenhuma instituição da UE sobre a possível proibição: “Portanto, estamos realmente operando sob uma nuvem. E a falta de transparência e a falta do devido processo. Francamente, seria de se esperar, você sabe, algum tipo de envolvimento neste assunto”  Reuters Caroline Greer, diretora de políticas públicas e relações governamentais do TikTok. 


foto: Um conteúdo do Tik Tok em uma mesa marrom. (reprodução/Flickr/HS You)


A Comissão Europeia falou sobre as afirmações feitas pelo chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton em uma coletiva à imprensa nesta quinta-feira. Foi avalizado que a UE não precisa da razão sobre as decisões tomadas para garantir a qualidade do serviço prestado. “Suspender o uso do TikTok é uma decisão puramente interna por razões de segurança digital para proteger os dados e a equipe da Secretaria-Geral do Conselho (GSC). Como o GSC não tem relação contratual com o TikTok, não há obrigação de consultá-los ou informá-los”, disse Breton. 

Greer afirmou que o presidente-executivo do Tik Tok, Shou Zi Chew, se encontrou com Breton e outros comissários em Bruxelas, eles estavam preocupados e um pouco confusos: “Ele sempre esteve muito disponível, sabe, respondendo à Comissão… Entramos em contato para uma reunião em qualquer formato que eles gostariam que acontecesse”.

Foto de destaque: Logo do Tik Tok em um celular. (reprodução/Tecmundo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile