Twitter lança novo recurso para alertar sobre imagem criada por IA

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
4 min de leitura

O Twitter pretende ajudar seus usuários a reconhecerem quais são as imagens produzidas por Inteligência Artificial. O recurso, chamado de “Notas da Comunidade”, será ampliado para o uso de imagens compartilhadas na rede social. A tecnologia colocada nesse mecanismo insere uma nota especifica ao lago da imagem, quando o usuário marcar o conteúdo como enganoso.

A partir desse alerta, o Twitter irá inserir a mesma nota em todos os tweets que contenham essa imagem. Por hora, o recurso está em fase de testes (beta) e ainda não se tem uma data para que esteja disponível a todos os colaboradores.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>From AI-generated images to manipulated videos, it’s common to come across misleading media. Today we’re piloting a feature that puts a superpower into contributors’ hands: Notes on Media<br><br>Notes attached to an image will automatically appear on recent &amp; future matching images. <a href=”https://t.co/89mxYU2Kir”>pic.twitter.com/89mxYU2Kir</a></p>&mdash; Community Notes (@CommunityNotes) <a href=”https://twitter.com/CommunityNotes/status/1663609484051111936?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 30, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Anúncio do Twitter sobre o recurso de detecção de imagens feitas por IA (reprodução/Twitter/@CommunityNotes)


Existem imagens criadas por IA, e muitos vídeos, que podem ser facilmente manipulados, são os chamados DeepFake. É muito comum os encontrar hoje em dia. Agora, com esse recurso, o Twitter coloca o “poder” de mostrar o que é real e o que é um DeepFake nas mãos dos colaboradores.

Um exemplo de deepfake envolve um comercial de uma televisão mexicana, no qual trouxeram o personagem Chaves de volta à vida para um comercial:


Chaves em Comercial com a tecnologia DeepFake (Vídeo: Divulgação/Youtube)


As Notas de Comunidade foram lançadas no final de 2021 e qualquer pessoa pode se inscrever para se tornar um colaborador, deste que atenda a alguns requisitos em torno de uma autenticação da conta, segundo o Yahoo.

Essa ampliação da ferramenta para identificar as imagens geradas pela Inteligência Artificial veio depois de casos recentes envolvendo esse tipo de imagem, em que muitas deles se tornaram virais nas redes. E na última semana, uma foto falsa mostrava uma explosão do Departamento de Defesa do EUA, essa imagem precisou ser desmentida pelo governo americano, pois a viralização foi tanta que as pessoas acreditaram.

 

Avanço da Tecnologia e IA

Em todos os dias há avanços tecnológicos diferentes, hoje com sites que para ter um texto ou uma imagem da forma que queremos. Basta apenas “pedir” para o site o texto ou imagem é gerado sem muito esforço.

Essa tecnologia é boa em alguns pontos, mas perigosa em outros, onde se pode criar uma imagem falsa de uma pessoa para envolvê-la em algum crime, ou em situações constrangedoras.

 

Fica um alerta: Muito cuidado ao ver, baixar e compartilhar imagens e vídeos em redes sociais, verifique sempre a veracidade antes de compartilhar qualquer conteúdo.

 

Foto destaque: representação do aplicativo “Twitter” em smartphone. Reprodução/iStock

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile