A Uber, em parceria com a empresa desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma Motional, lançaram seu serviço de transporte com veículos autônomos em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (07). O lançamento faz parte de um acordo não exclusivo de 10 anos entre as duas empresas para veículos autônomos, com a previsão de um próximo lançamento em Los Angeles.
No acordo, os veículos autônomos da Motional transportarão passageiros e também itens de entrega para a Uber e sua divisão de transporte de comidas, Uber Eats.
Motional, empresa americana de veículos autônomos fundada em março de 2020. (Reprodução/Twitter)
Ambas as empresas disseram que, por enquanto, os veículos terão motoristas, mas estão trabalhando duro para disponibilizar ao público uma experiência 100% autônoma já neste próximo ano de 2023.
A atualização para o mais novo serviço da famosa empresa que substituiu os táxis funciona da seguinte forma: se um veículo autônomo estiver disponível para a viagem, o Uber combinará o veículo com o passageiro, que receberá uma boa oferta para aceitar a viagem com ou sem motorista antes que ela seja confirmada.
A Motional, que usa o carro elétrico IONIQ5 da Hyundai, é uma joint venture entre a montadora sul-coreana e a empresa de tecnologia automotiva Aptiv, e tem testado veículos autônomos sem motoristas de segurança há alguns anos.
O Uber está reativando seus planos em direção autônoma após um breve hiato que se seguiu à venda de sua divisão de pesquisa em veículos autônomos para a startup Aurora, em 2020; a venda da divisão para a Aurora visava acelerar o processo de a Uber se tornar lucrativa: “Isso basicamente avança nosso caminho para a lucratividade” disse o presidente-executivo Dara Khosrowshahi na época.
Especialistas entendem que o futuro do transporte, tanto de pessoas como de cargas, está na direção autônoma.
Foto Destaque: Empresa Uber. (Reprodução/Twitter)