INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

UNICEF e UNAIDS lançam Kefi, IA para amparar pessoas com HIV

UNICEF e UNAIDS lançam Kefi, IA para amparar pessoas com HIV

Chatbot lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) juntamente com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), Kefi, é a uma inteligência artificial não-binária portadora de HIV, desenvolvida para oferecer apoio gratuito a recém-portadores. A tecnologia desenvolvida busca promover fácil utilização, podendo ser acessada pelo WhatsApp.

Apoio Vital para Jovens com HIV

A tecnologia de chatbot, um canal digital de comunicação focado na experiência do usuário, desenvolvida pela startup Talk2U, foi projetada para dialogar com adolescentes e jovens que obtiveram recentemente o diagnóstico de HIV. A plataforma busca criar um espaço empático e humanizado, utilizando-se da confidencialidade para gerar maior receptividade ao usuário.


Kefi - primeira Inteligência artifical vivendo com HIVBanner Kefi A primeira inteligência artificial vivendo com HIV (Foto: Reprodução/UNICEF)


Desafios e Impacto na Realidade Brasileira

Conforme os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde, em 2021, foram registrados 40.880 casos de HIV positivo no Brasil. Desse total, quase 50% (18.013) concentraram-se na faixa etária de 15 a 29 anos. É importante salientar que a notícia do diagnóstico nem sempre é seguida de acolhimento familiar e social, carecendo também de informações apropriadas para esse público.

A chefe de Saúde, Nutrição e HIV/Aids do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, destacou em sua fala: “Sabemos que a adesão ao tratamento cada vez mais precoce diminui a chance de transmissão do vírus da Aids. E a inteligência artificial não só atende ao indivíduo, mas também ao coletivo.” A líder também argumenta que, a utilização da ferramenta “pode ter um impacto significativo para diminuir a ansiedade, estimular o início ou continuidade do tratamento e combater o estigma e discriminação.”

De acordo com um estudo conduzido pelo Unicef, as informações acessíveis desempenham um papel fundamental ao acolher adolescentes e jovens recém-diagnosticados com HIV. Dessa maneira, a inteligência artificial Kefi proporciona um ambiente repleto de empatia e confiança. Vale ressaltar que a conversa conduzida pela inteligência artificial com o utilizador é 100% confidencial, garantindo que o conteúdo permaneça privado.

Formas de acesso

O chatbot pode ser acessado por meio do link WhatsApp: https://bit.ly/Kefi ou pelo número +55 11 5197-4395.

 

Foto destaque: Logo da inteligência artificial Kefi (Reprodução/UNICEF)

Matéria por Gabriela Araujo (Lorena – R7)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...