A indústria gamer mantém um ritmo de crescimento acelerado, a expectativa para o próximo ano é que o avanço permaneça movimentando o mercado. A empresa de consultoria Bain & Company mapeou algumas tendências relacionadas ao grupo de jogos que são: melhor tecnologia, ambientes dentro do metaverso e novos modelos de monetização. Tais orientações tendem nos próximos cinco anos aumentar a receita global, estimada em US $300 bilhões, 50%.
De acordo com a Bain & Company, parte significativa do crescimento deriva da participação ativa de adolescentes entre 13 e 17 anos. Estes passam 40% do tempo consumindo produções relativas à gamer em plataformas de músicas e TV. Diferentemente dos jovens desta faixa etária, pessoas entre 18 e 34 consomem ou produzem conteúdos gamers em menor quantidade.
Realidade virtual movimenta o setor financeiro dos jogos (Foto: Reprodução/Pexels)
Uma das tendências capazes de mudar a forma de consumo dos jogadores é o avanço tecnológico que vem mudando significativamente a natureza dos jogos. A tecnologia além de acelerar os jogos, os tornam mais atrativos visualmente, que somada a inclusão da realidade virtual e aumentada movimentam o mercado financeiro.
A segunda tendência é definida pelas experiências no metaverso, visto que a busca dos jogadores estão em ambientes virtuais imersivos. Como estratégia as empresas usufruem destes desejos para a promoção de eventos virtuais ao vivo, e-sports e sociais, adaptando as experiências de comércio e mídia.
A última tendência analisada pela empresa de consultoria são os novos moldes de monetização. O free-to-play é o mais conhecido e de maior sucesso nos últimos anos, expandindo a base de jogadores gerando fama ao jogo.
Para quem se interessa pela indústria gamer, é importante ficar de olho nas áreas de escala, gerenciamento de franquia, experiência do cliente e talento. Esses são os principais pontos para se destacar como futuro vendedor do mercado gamer. Para ter sucesso neste campo que cresce a cada ano é preciso investir em novas habilidades, foco neste ambiente complexo e tecnológico e atenção às plataformas que levam ao público.
Foto Destaque: Menina jogando no computador. Reprodução/Pexels