Em um mundo onde as Inteligências Artificiais estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia da população informatizada, essas plataformas têm auxiliado as pessoas de maneiras que até pouco tempo atrás não poderiam ser imaginadas, evoluindo para atender a um público cada vez mais amplo.
Abaixo, selecionamos algumas das plataformas de Inteligência Artificial que podem auxiliar na produtividade, abrangendo desde a criação de textos até a geração de imagens complexas, cada uma com suas peculiaridades e vantagens:
ChatGPT
Esta é a opção mais conhecida do mercado, reconhecida pela sua eficiência, e já ultrapassou a marca de um milhão de usuários ativos desde o seu lançamento. Mesmo oferecendo uma versão gratuita poderosa, a OpenAI lançou uma versão Pro do seu produto, atualmente alimentada pelo modelo de linguagem GPT-4.
Microsoft CoPilot
A Microsoft também entrou nesse segmento com sua própria plataforma de IA. Inicialmente, o CoPilot foi lançado como uma nova versão do seu mecanismo de busca. A abordagem da Microsoft é um pouco diferente, já que sua IA tenta passar a sensação de ser mais do que um chatbot, sendo uma ferramenta de produtividade integrada às suas plataformas, como o Windows e o Microsoft 365.
Google Bard
Inicialmente surpreendida pela chegada e rápida ascensão do ChatGPT, a gigante da tecnologia lançou o Bard, que inicialmente parecia uma imitação do ChatGPT. No entanto, isso mudou rapidamente com as constantes atualizações em seu sistema, principalmente após a introdução do Gemini Pro, que liberou ainda mais o potencial do sistema de IA da Google. Nos próximos meses, espera-se o lançamento do Gemini Ultra.
Llama2 (Meta)
A Meta também entrou na jogada com sua própria IA não muito tempo depois de suas principais rivais. A empresa segue uma abordagem um pouco diferente, pois, em vez de ter uma plataforma própria, ela licencia códigos e dados de treinamento disponíveis, permitindo que qualquer pessoa crie seus próprios chatbots.