INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Desenvolvedores de ferramentas para IA mencionam sofrer pressão da indústria

Os funcionários que desenvolvem ferramentas de inteligência artificial para Microsoft, Amazon e Apple contribuíram para a entrevista

Desenvolvedora de IA
Foto destaque: funcionária de empresa de tecnologia (Reprodução/Taiyou Nomachi/Getty Images Embed)

O lançamento do ChatGPT pela OpenAI foi um grande acontecimento no final do ano de 2022. O feito por parte da desenvolvedora estadunidense foi significativo ao ponto que demais empresas como Google, Microsoft e Amazon sentiram a necessidade de seguir com a mesma proposta e implementar serviços similares. No entanto, a pressão exercida pelas marcas citadas chegou em um patamar que afetou os engenheiros responsáveis pelos projetos, conforme reportagem da rede americana CNBC.

Um dos funcionários da Amazon, em anonimato para a reportagem, relatou ter recebido mensagem da empresa no final do turno de uma sexta-feira com um pedido inusitado: iniciar uma demanda e entregá-la pronta até às 06h da próxima segunda-feira. Porém, foi tudo em vão, pois o trabalho foi caracterizado como sem prioridade no prazo em questão. 

Progresso rápido em prol da satisfação de investidores

Um dos problemas em comum apontados pelos entrevistados diz respeito à rapidez dos projetos estipulado pelos líderes. Por vezes, condições como o efeito que a inteligência artificial teria no clima são ignoradas ou até mesmo discussões sobre vigilância são deixadas de lado a favor da agilidade e satisfação do mercado. 

 Além disso, a pressão para desenvolver o produto quanto antes é exercida também por propagandas de IA rivais. Os colaboradores destas entidades relataram que os cronogramas provenientes deste tipo de anúncio serviam principalmente para satisfazer os investidores e para que não ficassem para trás em relação à concorrência. 


Desenvolvedora de software em feira de computação francesa (Foto: reprodução/Clement Mahoudeau/Getty Images Embed)


Eric Gu, ex-funcionário da Apple, cita ter passado quatro anos trabalhando nesta área e defende visão única da empresa, porém intensa. “A Apple é uma empresa muito focada no produto, então há uma pressão intensa para ser produtivo imediatamente, começar a distribuir e contribuir com recursos. Tudo se resume ao ritmo que você tinha para entregar e executar”, exemplifica. 

Amazon faz declaração a favor de IA e de colaboradores

Em contato com a CNBC, um representante da empresa de Jeff Bezos cita que a empresa está focada em “construir e implantar inovações de IA generativas” com foco em segurança e confiabilidade. Para atingir o objetivo, a Amazon defende que está apoiando os colaboradores em prol do desenvolvimento da tecnologia. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...