Empresa aeroespacial de Jeff Bezos marca voo tripulado para o próximo domingo 

3 min de leitura
Jeff Bezos
Foto destaque: Jeff Bezos, fundador da marca, em conferência da força aérea americana (Reprodução/Alex Wong/Getty Images Embed)

Após dois anos sem voos desse tipo, a empresa de Jeff Bezos enviará uma tripulação de seis pessoas no próximo domingo (19) ao espaço sideral. A Blue Origin, como é chamada, tem foco em turismo espacial e disponibilizará o foguete New Shepard para levar os aventureiros cerca de 100 km acima da órbita da Terra. 

Anunciado nesta terça-feira (14), o lançamento será no estado do Texas e com lançamento por volta das 10:30 da manhã, horário de Brasília. Aos interessados em acompanhar, a Blue Origin irá disponibilizar a transmissão ao vivo pelo site . A tripulação fará o trajeto, que envolve gravidade zero, e retorna à Terra em seguida.

Voos da Blue Origin foram suspensos após falha de foguete

Em 2022, um dos lançamentos da empresa de Bezos sofreu uma falha grave que paralisou o programa temporariamente. Sem tripulação envolvida, o incidente resultou em uma investigação  supervisionada pelo órgão americano da Administração Federal de Aviação (FAA) para sondar possíveis causas, com encerramento em setembro do ano passado.

Vídeo promocional da empresa (Reprodução/YouTube/Blue Origin)

No dossiê da fiscalizadora, foram apontados inconsistências no bocal do motor ocasionados por temperaturas excedentes ao padrão de funcionamento. Portanto, a Blue Origin foi obrigada a realizar 21 correções preventivas nos foguetes, o que impossibilitou o seu crescimento no setor. Empresas como a Virgin Galactic, também com a mesma finalidade, disparou no mercado de turismo espacial.

Até a data do evento em questão, todos os voos da entidade haviam ocorrido de forma eficiente. Com seis viagens no registro e com mais de 24 passageiros conduzidos pelo trajeto, o foguete New Shepard levou ao espaço figuras como o próprio Jeff Bezos, dono da empresa e também da Amazon, o ator William Shatner e o apresentador americano Michael Strahan.

Tripulação terá primeiro candidato negro à astronauta da Nasa

Ed Dwight fez história em 1963 ao realizar o treinamento da Força Aérea para ingressar à Nasa. Porém, não foi selecionado pelo programa, apesar de ter sido recomendado pelos militares. 

Os outros membros da tripulação são os empresários Mason Angel, Sylvain Chiron e Kenneth L. Hess. Além deles, a contadora Carol Schaller e o piloto Gopi Thotakura completam o quadro de membros. 

Este será o 25º lançamento de foguete da Blue Origin, e é também o 7º com passageiros.

Jornalista e andarilho da internet.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile